Project Push cria arquivo de notificações de notícias

Matt Taylor, do Financial Times, sentiu-se incomodado com a quantidade de notificações push que recebia da aplicação BBC News, mas em vez de as desactivar, decidiu fazer uma experiência. Instalou 61 aplicações de notícias num antigo telemóvel e subscreveu-se a todas as notificações push, criando assim o Project Push — um arquivo quase em tempo real das notificações de notícias de todo o mundo, organizado através de um script que envia os alertas para um servidor e uma página Bluesky.
Taylor explicou a importância do papel de quem decide enviar estas notificações:
“Uma das pessoas mais importantes na redacção é a pessoa que decide que vai premir um botão que envia uma notificação imediata para os telemóveis de milhões de pessoas.” Ele reforça que, embora muitas pessoas estejam saturadas destas notificações, muitos editores continuam a dar grande importância a este momento decisivo.
O Project Push oferece uma visão das notícias actuais, combinando alertas esperados, como notícias de última hora sobre conflitos em Gaza e na Ucrânia, com outras actualizações e eventos globais, mostrando como as notificações moldam a forma como as pessoas recebem informação diariamente.
Taylor admite que o Project Push ainda enfrenta algumas limitações, como o facto de “os criadores de aplicações só poderem enviar notificações push a um determinado número de utilizadores — muitas vezes na ordem dos milhares — por segundo”, o que limita a recolha em tempo real. Além disso, por funcionar num único telemóvel, pode perder notificações quando este fica offline.
Também existem limitações geográficas: algumas aplicações americanas não são acessíveis no Reino Unido e, por isso, não estão incluídas. As notificações em línguas como indonésio, hebraico e árabe são automaticamente traduzidas por IA, o que pode originar erros.
Taylor destaca ainda a ausência do Apple News porque as ferramentas da Apple não permitem o registo das notificações da mesma forma, e a app só está disponível em iPhones.
Quanto ao futuro, Taylor pondera criar ferramentas para ajudar editores a analisar o desempenho das suas notificações e fomentar a partilha de boas práticas. Por agora, o Project Push tem sido uma forma útil de perceber tendências do sector, como o aumento de links para “assistir ao vivo” e o destaque dado a repórteres individuais nos alertas push.
(Créditos da imagem: Unsplash)