Estão abertas, até 28 de Outubro, as candidaturas a duas linhas de financiamento do Investigative Journalism for Europe (IJ4EU), uma para jornalistas freelancer e outra para equipas/organizações de media.

Ambas procuram apoiar projectos transfronteiriços de investigação jornalística na Europa.

O “Freelancer Support Scheme” é destinado a equipas de jornalistas que não estejam integrados numa estrutura organizacional. O apoio financeiro pode ir até aos 20 mil euros, havendo, ainda, oportunidades de formação, mentoria e networking.

A segunda via, “Investigation Support Scheme”, atribui apoios entre os 5 mil e os 50 mil euros e é destinada a equipas ou organizações de media.

Para qualquer uma das linhas de financiamento, os projectos devem abranger profissionais de pelo menos dois países europeus integrantes do programa Europa Criativa.

As investigações podem ser publicadas em qualquer formato — imprensa, televisão, rádio, online, documentário e/ou multiplataforma.

No site do IJ4EU, estão disponíveis todas as informações com mais pormenor, bem como o link para as candidaturas.

A próxima fase do concurso terá início no dia 13 de Janeiro de 2025.

Microfinanciamentos para pequenas redacções

Este programa procura alavancar o trabalho de 50 meios de comunicação social independentes de pequenas dimensões e dedicados ao jornalismo local.

Os objectivos são: permitir que pequenas redacções consigam adoptar “tácticas e competências que reforcem a sua resiliência e viabilidade”; “encorajar uma cultura de inovação”; e identificar estudos de caso e boas práticas que possam ser partilhados com outras organizações de media.

O valor máximo atribuído a cada redacção é de cinco mil euros, e o prazo-limite para a candidatura é o dia 17 de Dezembro.

São elegíveis meios dos Estados-membros da União Europeia que pertençam ao programa Europa Criativa, com especial ênfase nos países classificados como sendo de risco médio ou elevado no Media Pluralism Monitor.

No site do Journalismfund Europe estão disponíveis mais informações.

(Créditos ilustração: Pixabay)