Programa europeu de jornalismo do clima
O European Journalism Centre (EJC) e a Solutions Journalism Network (SJN) estão a organizar um programa de formação para 12 editores de redacções europeias com vista a transformar “a forma como os temas do clima são reportados na Europa”, lê-se no anúncio publicado no site do EJC.
Com a duração de 10 meses, o programa segue os princípios do jornalismo de soluções e permitirá aos participantes adquirir “ferramentas e conhecimento” para estimular uma cobertura que se valorize “respostas aos desafios climáticos viradas para a acção, promovendo um sentido de eficácia colectivo”.
“O acompanhamento tradicional dos temas do clima deixa frequentemente o público a sentir-se saturado e desmotivado. No entanto, a investigação tem mostrado que as pessoas se sentem envolvidas por histórias sobre soluções reais”, explica o anúncio.
O jornalismo de soluções “não foge da urgência das questões climáticas; pelo contrário, dá relevo ao que está a ser feito para as enfrentar”, continua o texto.
Ao programa podem candidatar-se chefias editoriais de toda a Europa que tenham poder para implementar mudanças na forma como as suas equipas cobrem os temas do clima.
Os participantes receberão formação, mentoria e financiamento para projectos, além de terem acesso a uma rede de contactos na área.
As candidaturas estão abertas até 6 de Outubro e a formação começa em Novembro.
O link para as candidaturas está disponível no site do EJC.