"Les Echos-Le Parisien permitiu o crescimento da Binge Audio e desenvolveu competências em podcasting, com os noticiários diários Code Source e La Story”, sublinha Joël Ronez, presidente da produtora. "Mas precisávamos de um novo accionista da comunidade do podcast para ir ainda mais longe."

Tanto o Binge Audio como a Paradiso, são prejudicadas individualmente, pela sua dimensão média, por estarem inseridas num sector que inclui pequenos criadores, rádios públicas e privadas. Esta indústria criativa não beneficia de ajudas públicas e enfrentou dificuldades económicas durante a crise da Covid-19.

Com esta aquisição, a Paradiso e a Binge Audio pretendem não só tornar-se no líder francês do “podcasting independente”, em termos de audiência e volume de negócios, mas, também, "passarem a ser o número um na Europa", explica Lorenzo Benedetti, director da Paradiso.

O Grupo quer ser essencial para anunciantes que desejam atingir um público jovem adulto. “Com esta operação, atingimos uma dimensão crítica e poderemos oferecer às marcas os mais variados tipos de programas”, observa Gabrielle Boeri-Charles, gerente da Binge Audio. “Também sabemos fazer operações de vídeo para redes sociais”, acrescenta Lorenzo Benedetti. "E a futura rede permitirá monitorizar conteúdos que não produzimos directamente”.

Os perfis da Paradiso e da Binge Audio são complementares. A primeira, fundada em 2019, é especializada em ficção, programas juvenis e produção de programas originais para plataformas como a Spotify ou Audible. Alargou-se internacionalmente com uma subsidiária americana, que representa um terço das suas receitas, com a adaptação para inglês e espanhol da sua oferta paga de podcasts infantis DISO, comercializados pela Apple Podcast e Spotify.

A Binge Audio, é especializada em programas regulares sobre questões sociais. De acordo com a ACPM, reúne 700 mil ouvintes para quase 2 milhões de reproduções mensais. O seu modelo económico (2 milhões de euros de receitas em 2021) assenta sobretudo na produção de podcasts white label e na sua gestão publicitária. A Binge Audio também criou a sua própria editora de livros (120 mil vendas desde 2019) e organiza eventos pagos.

A Paradiso diversificou-se para o sector audiovisual. Está a co-produzir com a CineFrance, uma longa-metragem adaptada do seu podcast sobre autismo “De chinelos no topo do Himalaia. O thriller psicológico “I hold you”, com Camélia Jordana, no papel principal, é adaptado para série de televisão pela Mediawan.

 “Esta fusão é o melhor dos dois mundos, ao juntar as nossas forças, criamos um player de referência neste negócio”, afirmou Lorenzo Benedetti.