A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board for Media Services, EBMS), anunciou a própria entidade reguladora.

“A ERC encara esta eleição com grande sentido de responsabilidade, numa fase crucial em matéria de regulação das plataformas digitais e de garantia da independência editorial”, declarou Helena Sousa, citada em comunicado.

A representante portuguesa foi eleita, “por unanimidade”, numa reunião plenária extraordinária do Grupo de Reguladores Europeus do Audiovisual (ERGA).

O EBMS é o organismo que sucederá ao ERGA, a partir de 8 de Fevereiro de 2025, e que terá como principais responsabilidades a supervisão do Regulamento para a Liberdade dos Meios de Comunicação Social e da Directiva Serviços de Comunicação Social Audiovisual.

Steering Group de que Helena Sousa fará parte, juntamente com a austríaca Susanne Lackner, da entidade reguladora KommAustria, e o sueco Jan-Olof Lind, do Swedish Agency for the Media, constitui o grupo responsável por liderar o EBMS.

“Recorde-se que a transição para o EBMS assinala uma nova etapa na cooperação europeia, com o objectivo de promover uma regulação mais eficaz, adaptada aos desafios digitais e comprometida com a liberdade e pluralismo nos media”, sublinha a ERC.