O Expresso e a SIC, ambos do Grupo Impresa, e a Porto Editora, através a Escola Virtual, assinaram um protocolo de colaboração para o lançamento de um projecto de literacia mediática nas escolas, noticia o Eco.

O programa “Informar para Aprender”, que terá a duração de três anos, tem início no próximo dia 25 de Outubro e irá envolver cerca de um milhão de alunos desde o ensino básico até ao secundário e profissional.

No âmbito do programa, será dinamizado um concurso, “Informar ou Desinformar?”, com inscrições abertas até dia 31 de Janeiro de 2025.

O concurso convida os alunos “a dar asas à imaginação, a questionar o que sabem e a pensar fora da caixa, promovendo novas perspectivas sobre o combate à desinformação e a construção de uma sociedade mais informada e justa”, explica o comunicado oficial de lançamento do protocolo.

Este programa de literacia mediática “reflecte o compromisso de ambas as instituições com a responsabilidade social e a qualidade educativa”, dizem a Impresa e a Porto Editora.

“O objectivo é desafiar alunos e professores a explorar questões como as notícias falsas, a veracidade da informação e o impacto da desinformação“, acrescentam.