No entanto, Gabby Miller, autora do artigo, afirma que quatro anos depois a Meta distancia-se rapidamente da indústria de notícias e questiona para onde foi realmente o financiamento do Facebook.

“Quanto dinheiro saiu da Meta para as organizações de notícias locais dos EUA, através de grandes programas de concessão de subsídios? Quais são as organizações de notícias que receberam esse dinheiro? Quanto financiamento conseguiram e para quê? Quais, se houve, foram os beneficiários recorrentes?

O Tow Center, compilou os dados sobre todas as iniciativas conhecidas do Meta Journalism Project, anunciadas publicamente desde 2018, voltadas para organizações de notícias locais dos EUA e com um componente de financiamento directo.

O que tornou possível rastrear 564 organizações de notícias, que partilharam 29,4 milhões de dólares, em financiamentos directos, por intermédio de 17 programas do MJP.

“Centralizar esses dados e torná-los acessíveis ao público é importante. A supervisão de uma das empresas de media social mais influentes do mundo implica seguir o dinheiro. Embora a Meta promova frequentemente os seus investimentos no jornalismo local, rastrear esse financiamento tem sido difícil. Não há requisitos de divulgação e a Meta não mantém um registo público de pagamentos que investigadores e jornalistas possam examinar” afirma a autora.

O Tow Center, desenvolveu um banco de dados, para que os jornalistas e investigadores possam ver como parte do dinheiro alocado para o jornalismo foi directamente da Meta para as redacções locais dos EUA.

“Num momento em que os legisladores em todo o mundo estão a regular a forma de restringir as plataformas tecnológicas e, ocasionalmente, beneficiar as indústrias locais de notícias, pretendemos que a nossa pesquisa seja útil para avaliar a escala de programas recentes” afirmam.

“Se o Código de Negociação da Media de Notícias da Austrália aprovado em 2021, for uma indicação do que está por vir no Canadá, [e na UE] dezenas de milhões de dólares em plataformas podem estar em causa”.

Os dados não são exaustivos. “A falta de transparência da Meta em relação as doações, combinada com a falha da maioria das organizações de notícias com fins lucrativos em divulgar os recebimentos de tais fundos, torna quase impossível produzir um registo completo”

O estudo revela que a Meta, supostamente fechou acordos com grandes e influentes organizações de notícias para produtos como o News Tab.

A Axios afirma que cerca de 105 milhões de dólares foram distribuídos entre cinquenta ou mais editores escolhidos a dedo desde o lançamento do News Tab em 2019, embora os relatórios do Wall Street Journal sugiram que essa é, provavelmente, uma estimativa conservadora.

Segundo a Semafor, apenas o New York Times, o Wall Street Journal e o Washington Post, - os três órgãos de informação mais influentes do país -, receberam um total combinado de 53,5 milhões dólares por ano.

Segundo o relatório, os valores totais distribuídos pela Meta variaram entre 5 mil dólares e os 390 mil recebidos pelo Boston Globe. O valor médio recebido foi de 25 mil, mas 239 pontos de venda receberam apenas 5 mil dolares. Entre os maiores beneficiários, contam-se 118 empresas, que receberam, pelo menos, 100 mil dólares.

A pesquisa do Tow Center descobriu que o financiamento da Meta foi distribuído por meio de 17 programas de subsídios domésticos e globais, que podem ser agrupados em três grandes grupos: programas de aceleração, programas de rede comunitária e programas COVID.

(Pode consultar o artigo completo da Columbia Journalism Review e os dados desenvolvidos do relatório, Meta Journalism Project US News Grants em:  https://www.cjr.org/tow_center/how-meta-funded-journalism.php )