O jornal Midi libre “encolhe” redacção com novos despedimentos

O jornal Midi libre anunciou um plano de restruturação que “vai impactar prioritariamente os colaboradores mais jovens da empresa”, declarou o seu administrador, referindo-se a “uma situação gravíssima, que obriga o periódico a caminhar para o pior cenário”.
Os cortes serão limitados. Três meses depois de anunciar a abertura de um plano de saída voluntária para 45 cargos, a direcção do diário regional Midi libre finalmente mudou de opinião, segundo um e-mail enviado aos colaboradores.
O principal ponto de discórdia, segundo o e-mail, era a exigência do Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ) de que não ocorressem saídas forçadas, caso não fosse atingido o número de 45 saídas voluntárias. Exigência recusada por Jean-Benoît Baylet, o director-geral, que descreve a posição do SNJ como "inexplicável".
Segundo a direcção do jornal, esta medida é consequência da recusa do SNJ em assinar o plano de saída voluntária anunciado a 8 de Dezembro.
Ainda de acordo com o e-mail da direcção, estes cortesvão custar “muito mais à empresa, vão limitar o apoio aos que saem e vão manter no seu posto outros funcionários que, planeavam deixar o jornal beneficiando de compensações significativas”.
O plano, apresentado a 8 de Dezembro, denominado “Renascimento”, previa o regresso aos resultados positivos em 2024. Depois de um défice esperado de 1,6 milhões de euros para 2022, o título antecipou um défice de 2,8 milhões de euros em 2023, face a uma contínua erosão das receitas de radiodifusão e publicidade, com quebras de 8 milhões e 2 milhões de euros, respectivamente, em quatro anos.
A circulação total paga foi de 79 mil cópias em Junho, quando em 2018 era de 96 mil, de acordo com a Alliance for Press and Media Figures.
O diário Midi libre e os seus jornais regionais associados L’Indépendant e Centre Presse – Le Journal de l'Aveyron, agrupados no grupo Les Journaux du Midi, cobrem a parte oriental da região de Occitânia.
Esta divisão, que emprega cerca de 700 pessoas, inclui também websites, jornal semanal, agência de publicidade e comunicação, gráfica equipada com impressora offset, gráfica digital e serviço de eventos.