“New York Times” cobra acesso no Spotify e Apple Podcasts
O acesso aos conteúdos de podcast do New York Times (NYT) através do Spotify ou do Apple Podcasts passará a estar condicionado ao pagamento de uma assinatura, noticia o Axios.
A alteração, que entra em vigor em Outubro, não se aplica a todos os conteúdos. Os dois episódios mais recentes de cada programa continuarão acessíveis gratuitamente, mas os episódios mais antigos passarão a estar disponíveis apenas para os assinantes. No caso do “The Daily”, um dos programas de podcast mais ouvidos em todo o mundo, estarão disponíveis gratuitamente os três episódios mais recentes.
O valor da assinatura é de seis dólares por mês ou 50 dólares por ano (cerca de 5,5 euros ou 46 euros, respectivamente).
O NYT já tinha a sua própria aplicação paga para os conteúdos áudio, NYT Audio (apenas disponível para iOS actualmente), em que é possível aceder ao todos os podcasts, versão áudio dos artigos e outros programas.
“Uma grande parte da nossa estratégia é estabelecer uma relação directa com os nossos clientes”, disse Ben Cotton, responsável pelo aumento de assinaturas do jornal, citado pelo Axios. “Agora, conseguimos fazer isso no Spotify e no Apple Podcasts, ao usar a tecnologia que de que eles dispõem”, acrescentou.
Todos aqueles que já sejam assinantes do jornal têm acesso a estes conteúdos, sendo apenas necessário autenticarem-se através do Spotify ou da plataforma Apple Podcasts.
O NYT tem apostado fortemente nos conteúdos de podcast nos últimos anos, tendo estreado o seu programa de referência, “The Daily”, em 2017. Em Maio de 2023, lançou a app NYT Audio, que superou a marca de um milhão de downloads no ano passado.
Esta estratégia faz parte de um plano mais alargado de aumento de receitas do NYT com recurso ao modelo de assinaturas, incluindo para os artigos do site e algumas newsletters.
Nos seus relatórios mais recentes, a empresa reporta contar já com quase 11 milhões de assinantes no total, a sua maioria subscritores dos produtos digitais. O objectivo é chegar aos 15 milhões de assinantes até ao fim de 2027.
(Créditos da imagem: site do NYT)