A Ringier Sports Media Group (RSMG), concluiu a compra d´ A Bola (jornal, digital e televisão) à Sociedade Vicra Desportiva SA, e a revista AutoFoco à Vicontrol SGPS SA.

Em comunicado, a RSMG salienta que “este passo assinala uma etapa fundamental para o crescimento” da Ringier, “que fortalece assim a sua posição para novas oportunidades na indústria de media de desporto”.

Esta compra “marca um passo importante no crescimento e posicionamento da RSMG para novas oportunidades na indústria de media no desporto. A Bola é a marca de media desportiva mais reconhecida e icónica de Portugal, com audiências consideráveis também no Brasil e na África lusófona, tornando-a um player global”, lê-se no comunicado.

Robin Lingg, presidente da RSMG, citado no comunicado, afirma que o Grupo “irá garantir a sustentabilidade, a longo prazo, d´A Bola. A RSMG irá assegurar a continuação do jornalismo de qualidade que A Bola representa, combinado com as etapas de reposicionamento necessárias para levar A Bola a um futuro de sucesso”.

Lingg salienta ainda que “esta é uma oportunidade única para juntar duas grandes organizações com uma visão comum para o futuro” dos media de desporto.

“Este é um investimento importante e um complemento perfeito para o nosso já forte portefólio de marcas líderes de media desportiva. Estamos extremamente satisfeitos com o que está para vir nos próximos meses para A Bola, com as enormes melhorias tecnológicas e novos serviços que apresentaremos aos fãs do desporto”, salienta Stilian Shishkov, sócio sénior da RSMG.

Por seu lado, Mário Arga e Lima, o principal anterior accionista de A Bola, também citado no comunicado, expressou a sua confiança na Ringier. “Estou satisfeito por termos chegado a um acordo com a RSMG e a família editorial Ringier, para garantir a continuidade de A Bola. Estou convencido de que a Ringier, juntamente com a RSMG, continuará a construir o legado de A Bola dos últimos 78 anos”.

“Estamos impressionados com o compromisso da RSMG, com a qualidade e a ambição de acrescentar valor ao seu público. É com sentimentos contraditórios que observarei o novo capítulo da vida de A Bola”, acrescenta.

Entretanto, o Conselho de Administração da Ringier Sports Media Group nomeou Felipe Montesinos Gomes como novo director geral de A Bola, com vista a implementar uma estratégia para o digital.

“Felipe Gomes tem uma vasta experiência no mundo do desporto, que vai desde a carreira de atleta profissional até à de patrocinador da indústria desportiva portuguesa, enquanto director de parcerias da Heineken/Sagres e da empresa de telecomunicações NOS”, refere o comunicado.

“O Felipe traz uma nova perspectiva e uma vasta experiência para liderar A Bola numa nova era de crescimento e inovação”, assinala Robin Lingg.

O presidente da RSMG explica que “o Felipe trabalhará em estreita colaboração com o ex-director administrativo d´A Bola, Paulo Cardoso”, que, por sua vez, “vai desempenhar um papel importante, apoiando-nos na implementação da nossa nova estratégia”. Lingg adianta ainda que, entretanto, a equipa de liderança d´A Bola vai ser reforçada.

Além da nomeação do novo director geral Felipe Montesinos Gomes, Ricardo Peres fica como director d´A Bola.

“Com a sua vasta experiência em gestão de recursos humanos em empresas multinacionais como Heineken, Vodafone, NetJets, Lagunitas, The Navigator Company Group e Generali, Ricardo Peres trará a sua experiência à condução das diferenças culturais e de negócios através de iniciativas estratégicas de RH, mudança organizacional e liderança inovadora para A Bola”, lê-se no comunicado.

O Grupo RSMG opera nos continentes europeu e africanos e detém cerca de 140 marcas em sectores como a imprensa tradicional, jornais digitais e de desporto, rádio, bilheteiras, entretenimento ou e-commerce.

Entre as marcas desportivas o Grupo tem a Sportal Media Group and Digital Ventures OOD (Bulgária), o Gazeta Sporturilor (Roménia), o Sportal.gr (Grécia), o Sportal.rs (Sérbia) ou o Šport.sk (Eslováquia).