A nova plataforma baseada na web reunirá dados dos media de todo o mundo para permitir que as redacções descubram o que funciona com os outros e apliquem essa aprendizagem nos seus próprios negócios.

O Media Viability Accelerator consistirá em dois componentes: MVA Insights e MVA Solutions. O MVA Insights é uma plataforma baseada na recolha de dados e fornece informações do mercado para ajudar as redacções nos seus modelos de negócios.

Os meios de comunicação aderentes vão aprender, gratuitamente, através do acesso a uma ferramenta multilíngue que visualiza dados de desempenho dos media e vão receber alertas diários ​​com base em milhares de fontes do mercado e dos media.

Isso pode incluir lições sobre como ser viável em comunidades rurais ou exemplos do que funcionou na gestão por meio de mudanças nas condições económicas locais. A Microsoft vai contribuir com sua experiência em agregar de dados, análise de dados, painéis de visualização e serviços de nuvem baseados em IA.

O segundo componente é o MVA Solutions, um mercado de soluções e serviços governamentais, sem fins lucrativos e empresariais que os media poderão usar para encontrar investidores, patrocinadores, anunciantes, soluções de tecnologia e consultores.

Ao simplificar o contacto com potenciais parceiros, os media "vão poder implementar mais facilmente soluções novas e inovadoras", afirma a Microsoft. Os participantes do Media Viability Accelerator, incluindo Microsoft e Internews, vão disponibilizar actualizações regulares do mercado de soluções para manter e garantir que o conteúdo seja relevante e que os contactos possam ser estabelecidos.

Os meios de comunicação também podem usar a plataforma para partilhar soluções, que outros no ecossistema dos media podem replicar.

A plataforma pode ser utilizada por meios de comunicação em mais de 100 países. O seu lançamento está previsto para este ano, mas já é possível registar-se para receber mais informações.