“Media Innovation Europe” lança incubadora para novos “media”
O International Press Institute (IPI), juntamente com os outros parceiros que compõem o projecto Media Innovation Europe, lançaram um programa de seis meses destinado a ajudar os novos media a tornarem-se negócios viáveis.
O programa fornece suporte financeiro, treino, networking e coaching para empresas de informação que estejam a desenvolver produtos e modelos de negócios inovadores.
O programa é voltado para empresas que possuem, no mínimo, um produto viável, e que estejam a pensar lançá-lo nos próximos seis meses.
Durante o programa, os participantes trabalharão para identificar lacunas no mercado, entender melhor as necessidades de informação do seu público, “prototipar” um produto e experimentar, testar e manter a sua start-up, ou parte do seu modelo de negócios ou conteúdo.
As startups de media candidatas podem estar a construir os seguintes tipos de conteúdo e produtos de receita: receita de leitores, pacotes de adesão, conquista de jovens leitores, notícias digitais com publicidade, áudio digital, boletins informativos, impressão e /ou assinatura digital, ou com modelos sem fins lucrativos ou de doações, por exemplo.
Para se inscrever, os participantes devem demonstrar que a equipa possui uma ideia de negócio validada e que possui a combinação certa das habilidades necessárias para realizar o seu projecto, como experiência editorial ou de gestão de media.
Os candidatos devem estar sedeados num dos seguintes países: Albânia, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, República de Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Kosovo, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Montenegro, Holanda, Macedônia do Norte, Polônia, Portugal, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Ucrânia.
Os candidatos podem ganhar bolsas entre os 5.000 e os 15.000 euros.
Os projectos seleccionados assinarão um contrato de subvenção com o IPI para receber os fundos. Os montantes serão desembolsados em duas vezes: 60% do valor na altura da assinatura do contrato de subvenção e os 40% restantes, na conclusão do projecto.
Os interessados podem submeter a sua participação no site do projecto, no seguinte link: https://ipi.media/innovation/new-media-incubator/