O empresário Marco Galinha, deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Global Media, mas mantém-se como accionista do Grupo, noticia o Eco.

No comunicado do anúncio, pode ler-se: “Marco Galinha, CEO [presidente executivo] e fundador do Grupo Bel, cessou funções no cargo de presidente do Conselho de Administração da Global Notícias, Media Group, S.A. (GMG), mantendo a sua posição accionista na empresa”.

Com a saída de Marco Galinha, o actual presidente da Comissão Executiva do Grupo, Vítor Coutinho, irá assumir a presidência do Conselho de Administração, acumulando os dois cargos.

À data da publicação deste artigo, no site do GMG, Marco Galinha ainda consta como presidente do Conselho de Administração.

O CEO do Grupo Bel “reitera total compromisso com o GMG com vista a garantir a preservação do seu património histórico e nacional e o futuro dos seus títulos“, diz também em comunicado.

O GMG é proprietário do Diário de Notícias e Açoriano Oriental, entre outras marcas editoriais.

Marco Galinha sublinhou que, actualmente, “o foco do grupo Bel está no reforço da sua posição nas áreas core da sua actuação — logística e distribuição”.

Recorde-se que o empresário entrou para o GMG em 2020, ao comprar 40% do Grupo, tendo sido eleito CEO em Fevereiro de 2021. Em Julho de 2023, o World Opportunity Fund assumiu o controlo do GMG, tornando-se Marco Galinha um dos accionistas minoritários. Em Novembro de 2023, o empresário deixou a presidência da Comissão Executiva, sendo substituído por José Paulo Fafe, que acabou por sair em Janeiro de 2024. Já no final de Julho deste ano, Marco Galinha vendeu a participação de 23,36% da Global Media na Lusa, por cerca de 1,3 milhões de euros, tendo o Estado reforçado uma posição que já era maioritária na agência noticiosa.

(Créditos da fotografia: PauloWiki4 via Wikimedia Commons)