Vítor Gonçalves substitui António José Teixeira na direcção da RTP
O jornalista Vítor Gonçalves será o novo director de informação da RTP, substituindo António José Teixeira, que foi exonerado no passado dia 24 de Junho, pela administração daquela empresa pública.
A decisão apanhou de surpresa os membros da anterior direcção de informação, que, alegadamente, não foram informados dos motivos que levaram à sua demissão.
António José Teixeira chefiava uma equipa composta também por Joana Garcia, Adília Godinho, Hugo Gilberto e Luísa Bastos, que foram igualmente afastados. A administração da RTP, liderada por Nicolau Santos, comunicou aos colaboradores que a mudança se insere numa “reorganização interna”.
Vítor Gonçalves, que entrou na RTP em 1992, tem uma longa carreira na estação pública, onde já desempenhou funções como correspondente nos Estados Unidos, editor de política e director-adjunto para a área editorial. Actualmente, apresenta o programa Grande Entrevista. Após assumir o cargo, Gonçalves deverá anunciar a nova equipa da direcção de informação.
Entretanto, em entrevista ao jornal Expresso, o presidente da RTP, Nicolau Santos, negou que tivesse havido qualquer tipo de "pressão" para demitir a direcção de informação. "A minha experiência aqui é que não tivemos, nem dos anteriores governos nem deste, até agora nenhuma pressão para fazer alguma coisa, sobretudo fazer alguma coisa do ponto de vista editorial".
Em relação à saída do antigo director, Nicolau Santos salientou ser "necessário dar um novo impulso, trazer novas ideias, trazer uma nova energia para relançar a empresa também na área da informação".
O presidente da RTP referiu, também, o facto de a RTP3, o canal de informação, continuar "a afundar nas audiências", ao ponto de, recentemente, ter "meio ponto de audiência".
Estes maus resultados da RTP3 terão contribuído para a exoneração de António José Teixeira e dos demais elementos da direcção, embora Nicolau Santos garanta que a RTP3 "não é para fechar".
A ERC deverá ouvir, no âmbito das suas competências, tanto António José Teixeira como o director indigitado, Vítor Gonçalves, com vista ao parecer que deverá formular.
(Créditos da imagem: Captura de ecrã retirada do site do Jornal de Negócios)