O jornal satírico norte-americano The Onion comprou, em leilão, a marca e o site Infowars, de Alex Jones, com o objectivo de o converter em plataforma de humor, noticia a Reuters.

A aquisição foi feita com o apoio das famílias das vítimas do tiroteio de 2012 na escola Sandy Hook, no Estado do Connecticut (EUA), a quem Alex Jones deve mais de 1,4 milhões de euros por difamação por ter afirmado que o massacre foi uma encenação.

A sentença forçou Alex Jones a leiloar os seus bens, incluindo a marca Infowars e produtos associados.

O Infowars, fundado em 1999, é um conhecido site de disseminação de informações falsas e de teorias da conspiração.

O The Onion já prometeu que irá transformar o Infowars num site de paródia.

"A dissolução dos activos de Alex Jones e a morte da Infowars é a justiça pela qual há muito que lutávamos e esperávamos", disse Robbie Parker, cuja filha Emilie foi morta em 2012 naquele tiroteio, disse em comunicado divulgado pelos seus advogados, citado pela RTP.

Entretanto, Alex Jones contestou o resultado do leilão, alegando que o processo foi fraudulento, avança a Reuters.

Segundo os advogados da empresa associada a Alex Jones, o administrador de falências nomeado pelo tribunal geriu o leilão de forma que a proposta feita pelo The Onion fosse vencedora.

A oferta do The Onion foi avaliada em sete milhões de dólares (cerca de 6,7 milhões de euros). A maioria das famílias Sandy Hook concordou em abdicar de parte da indemnização e em aceitar uma percentagem das receitas futuras do Infowars, para apoiar o The Onion na compra, evitando, assim, que outras teorias da conspiração continuem a ser propagadas.

O administrador de insolvência já respondeu em sede judicial, afirmando que a sua equipa não seria intimidada para aceitar uma “oferta inferior” e que a contestação é uma “tentativa imprópria, de um licitante contrariado, de influenciar um processo de leilão aberto e justo”.

Se a decisão de venda for confirmada, o The Onion passará a ser detentor da propriedade intelectual da Infowars, incluindo o seu site, lista de clientes, algumas contas nas redes sociais e equipamento de produção.

O The Onion foi fundado na década de 1980 e assume o papel de sátira política e social.