Jornal britânico “Metro” tornou-se rentável com reestruturação
O jornal de distribuição gratuita Metro apresentou recentemente resultados que apontam no sentido de se ter tornado rentável, tanto na versão em papel como digital, noticia o site Press Gazette.
O diário britânico vinha de uma sequência de perdas financeiras provocadas pela pandemia da Covid-19, pelas quebras em publicidade e pelo aumento de custos com impressão e distribuição.
Em Março de 2023, o jornal foi alvo de uma reestruturação que envolveu despedimentos, tendo sido criada uma só equipa editorial para o papel e o online, sob a direcção da editora Deborah Arthurs.
Foi também estabelecida uma equipa de venda de publicidade para todas as marcas do Grupo (DMG Media), além de uma equipa comercial dedicada especialmente ao jornal Metro.
O director administrativo do diário, Richard Thomson, disse ao Press Gazette que “aquilo que fez a diferença foi a equipa comercial ter percebido como vender o Metro, como lhe dar uma identidade diferente da das marcas noticiosas tradicionais que estão no papel, no digital, nas aplicações e nas redes sociais”.
“Vimos o nosso mercado e a nossa receita crescer consideravelmente”, acrescentou o responsável, dizendo que cresceram “tanto em escala como em qualidade”.
Já a directora comercial, Jo Mazenko, afirmou: “Não nos tomamos demasiado a sério, quando assim é adequado. Penso que o papel do Metro é proporcionar acesso a informação livre, imparcial e de confiança. Mas são notícias e é entretenimento”.
Em Maio de 2024, o Metro era o oitavo maior site de notícias, com 16,1 milhões de leitores. Também a versão em papel tem vindo a fortalecer a sua posição. Em Junho, contava com uma circulação de mais de 950 mil exemplares, tendo aumentado o seu alcance com a expansão para as linhas rodoviárias Metroline e Stagecoach, em Londres. Quase metade da distribuição (47%) é feita nos circuitos de autocarros.
Menos textos, melhor conteúdo
“Estamos a escrever menos conteúdo do que andámos a escrever durante muito tempo, mas o aumento do número de visualizações de página é impressionante, o que significa que estamos a escrever conteúdo melhor para o nosso público”, disse Richard Thomson.
O crescimento da receita online veio como resultado desse aumento de visualizações de página, além dos leitores que chegam através do MSN e da Apple News.
No artigo do Press Gazette, a equipa do Metro deixa informação pormenorizada sobre as estratégias de venda de publicidade online, bem como sobre as inovações comerciais no jornal em papel.
Quando questionada sobre aprendizagens deste período de relançamento, a directora comercial, Jo Makenzo, disse que a maior lição foi terem percebido “que precisam de evoluir”, que não podem “ficar parados” a viver “dos louros” já adquiridos, porque “há sempre algo novo” a surgir. “Tivemos de mostrar a praticamente todos os nossos clientes e agências que as pessoas se estão a deslocar novamente e qual é o valor da nossa audiência e do nosso produto”.
(Créditos da imagem: Montagem de capas do Metro feita pelo site Press Gazette)