Jornais regionais e nacionais do Reino Unido exibiram a mesma capa e destaque nos seus sites para apoiar a campanha “Make it Fair”, noticia a Associação Portuguesa de Imprensa. A iniciativa denuncia propostas governamentais que podem permitir o uso de conteúdo criativo por empresas de tecnologia sem autorização, reconhecimento ou pagamento. 

No dia 25 de Fevereiro, data-limite para uma consulta pública do governo sobre os direitos de autor, vários jornais destacaram a seguinte mensagem nas suas capas: “O governo quer alterar as leis do Reino Unido para favorecer as grandes plataformas de tecnologia, permitindo que usem conteúdo criativo britânico para alimentar os seus modelos de IA sem a nossa permissão ou pagamento. Vamos proteger as indústrias criativas – é o mínimo que se pode fazer.” 

A campanha "Make it Fair" foi desenvolvida para aumentar a consciencialização do público britânico sobre a ameaça que os modelos de IA generativa podem representar para as indústrias criativas e incentiva a população a pressionar os seus representantes políticos para garantir uma remuneração justa aos criadores.

(Créditos da imagem: Jess Weatherbed / The Verge)