Grupos de “media” franceses anunciam processo contra Meta em tribunal

Uma espécie de coligação composta por grupos de imprensa, televisão e rádio, incluindo o Le Figaro, vai levar a empresa detentora do Facebook e do Instagram a tribunal por “concorrência desleal”.
“O pedido de citação será apresentado ao Tribunal de Comércio de Paris dentro de quinze dias e o seu alcance não tem precedentes”, refere o Le Figaro. Para além deste grupo de comunicação social, fazem ainda parte da coligação as seguintes entidades: Les Echos-Le Parisien, TF1, Radio France, CMI, CMA Medias, France Télévisions, Prisma Media, entre outras.
Segundo avança o Le Figaro, a queixa colectiva representa mais de 70% do mercado publicitário dos meios de comunicação social franceses. Os grupos M6 e Le Monde estão actualmente ausentes da lista.
Alegam que a Meta não cumpriu a obrigação de obter o “consentimento livre e informado” dos seus utilizadores para a recolha dos seus dados pessoais e para a apresentação de publicidade direccionada, que consideram ser “altamente lucrativa”. Esta situação provocou uma “distorção da concorrência”, que se estima ter custado aos meios de comunicação franceses centenas de milhões de euros em receitas publicitárias perdidas. Os meios de comunicação franceses estão a trabalhar nesta intimação há quase um ano.
Os meios de comunicação franceses seguem agora os passos dados pelos media espanhóis: no final de 2023, oitenta meios de comunicação levaram a Meta a tribunal por motivos semelhantes e o julgamento deverá começar no final do ano. “Todos eles se baseiam numa decisão de Dezembro de 2022 da CNIL irlandesa, que sancionou o grupo americano por violação do Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD), desde a sua entrada em vigor em Maio de 2018”, acrescenta o Le Figaro.
(Créditos da imagem: Unsplash)