Grupo RTL “encolhe” redacções e abandona várias revistas

O Grupo, que emprega actualmente 7.500 pessoas na Alemanha, quer também reorganizar o seu portefólio de publicações e apostar nas suas marcas emblemáticas, “que representam cerca de 70% das suas vendas actuais”.
Especificamente, a empresa vai manter apenas cerca de dez marcas de revistas, que possui por intermédio das suas subsidiárias, como a editora Grüner + Jahr, que comprou à Bertelsmann, em 2021.
As versões alemãs das revistas GEO, Gala e Capital serão mantidas, assim como a revista feminina alemã Brigitte e o semanário Stern. Os restantes títulos, cerca de vinte, serão "vendidos ou descontinuados", informou o Grupo em comunicado.
Estas decisões foram tomadas "no contexto da rápida mudança do cenário dos media e da difícil situação macroeconómica", declarou Thomas Rabe, presidente da RTL Germany, citado no comunicado de imprensa.
As revistas impressas, sofreram um declínio em favor das versões digitais ao longo dos últimos anos. Mas a crise energética e a inflação de alguns custos, como o papel, agravaram a situação económica do sector.
Os sindicatos criticaram essas medidas atribuindo-as à “incapacidade de liderar uma editora de revistas rentável e reconhecida em toda a Europa”
“Rumo à transformação digital, a Bertelsmann está agora a desmantelar a editora de revistas RTL em Hamburgo”, lamentou a organização Ver.di, em comunicado. Por seu lado, a administração, prometeu um investimento de "80 milhões de euros até 2025", principalmente no digital, para as revistas que permanecerão no seu portefólio.
O Grupo RTL, é proprietário de 56 canais de televisão e 36 estações de rádio e jornais na Europa, principalmente em França, Alemanha e Luxemburgo. No final de 2022, a Bertelsmann tinha desistido de vender a sua participação maioritária de 48,3% no Grupo M6, detentora dos canais M6, W9, 6ter, Gulli e Paris Première e das rádios RTL, RTL2 e Fun Radio.