A Impresa registou 4 milhões de euros de resultado líquido negativo, o que representa um decréscimo de 1,9 milhões de euros relativamente ao mesmo período do ano passado. A empresa fechou a primeira metade do ano com 86 milhões de receitas, menos 2,5% do que há um ano. A dívida remunerada líquida aumentou 3,6%, para 145,2 milhões de euros.

Os 50 anos do Expresso contríbuiram, porém, para um crescimento de 13,8% nas receitas da Impresa Publishing, para 12 milhões de euros, com impacto no EBITDA, que aumentou 43,4%, de acordo com os números reportados pelo relatório enviado à CMVM.

“O primeiro semestre de 2023 foi marcado pelos 50 anos do Expresso e pela liderança indiscutível deste jornal e da SIC. O segmento de Publishing, no qual se inclui o Expresso, teve um excelente resultado, com um crescimento de 43,4% no EBITDA, com crescimento em várias fontes de receitas, incluindo a publicidade e as assinaturas digitais, beneficiando, nesta frente, do lançamento do Clube Expresso”, assinalou Francisco Pedro Balsemão.

Os custos operacionais, sem considerar amortizações, depreciações, provisões e perdas por imparidade em activos não correntes, diminuíram 1,1%, situação para a qual contribuiu a optimização da gestão da grelha de programação televisiva.

“Já no segmento de televisão, a SIC, líder de audiências há 53 meses, é também a empresa que tem uma maior fatia do investimento publicitário, tendo as receitas totais, no entanto, caído devido às alterações nos hábitos de consumo que se têm sentido no sector”, revelou a Impresa.

A SIC desceu dos 77 milhões de euros, registados no primeiro semestre de 2022, para 73,4 milhões de euros de receitas totais no período homólogo em 2023. O EBITDA da SIC, ajustado dos custos de reestruturação, atingiu 3,5 M€.

No segmento Impresa Outras, onde estão incluídas as contas da Infoportugal, esta atingiu receitas operacionais de 0,7 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 5,5%. O EBITDA deste segmento foi negativo, no montante de 1,2 milhões de euros.

Francisco Pedro Balsemão, no comentário enviado aos media, assegura que para o segundo semestre de 2023, o foco do Grupo Impresa vai estar “no crescimento das receitas nas várias áreas de negócio, do publishing e da televisão. Será dada continuidade aos projectos em curso para acelerar a implementação da estratégia digital, com destaque para o streaming, área para a qual a Impresa está particularmente capacitada e bem posicionada face à concorrência nacional, devido à aposta pioneira na Opto e nos canais FAST, bem como para o áudio, tendo em conta o extenso e rico portefólio de podcasts que o Grupo construiu nos últimos dois anos, e ainda para o branded content, através do Atelier Impresa”.