Governo aprova medidas para o sector dos “media”

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, quatro medidas para a comunicação social. O Plano Nacional para a Literacia Mediática e o Plano Nacional para a Segurança dos Jornalistas foram igualmente dois dos diplomas aprovados.
Após a reunião, António Leitão Amaro, ministro da Presidência, explicou que o Plano Nacional para a Literacia Mediática tem como objectivo “promover a literacia mediática junto de todos os públicos, combater a desinformação e as fake news, promover um consumo responsável e informado de conteúdos e promover uma cidadania mais informativa e participativa”.
Por sua vez, o Plano Nacional para a Segurança dos Jornalistas pretende promover “a segurança dos jornalistas e de outros profissionais da Comunicação Social”. No Plano de Acção para a Comunicação Social, apresentado em Outubro de 2024, foram mencionados objectivos como melhorar o reconhecimento do papel e da profissão de jornalista e conferir maior protecção contra ameaças físicas e psicológicas e coacção no digital.
Outros dois diplomas foram aprovados pelo executivo: a oferta de assinaturas digitais de títulos generalistas e económicos para os jovens e, como referiu o ministro da Presidência, “uma revisão com melhoria dos incentivos às publicações periódicas marcadamente, e em especial, as de cariz regional e local, designadamente para um reforço muito significativo da comparticipação do porte pago para 80%”.
(Créditos da imagem: Unsplash)