O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, considera que a independência da agência Lusa deve ser reforçada e que a disponibilização gratuita dos seus conteúdos aos órgãos de comunicação “talvez não seja um bom caminho”, noticia o Eco.

“A Lusa tem dado provas evidentes de que é independente no seu funcionamento e, mais particularmente, no que diz respeito à componente editorial. Queremos reforçar isso para nos prevenirmos para qualquer eventualidade”, afirmou o ministro após uma visita à agência no passado dia 3 de Setembro, que incluiu uma reunião com a administração e a direcção.

Recorde-se que, em Julho passado, o Estado comprou os 45,71% das participações da Global Media e da Páginas Civilizadas na Lusa, passando, assim, a deter 95,86% da agência noticiosa portuguesa.

Segundo Pedro Duarte, o Governo quer encontrar uma “solução estatutária” que reforce os níveis de independência do Conselho de Administração da Lusa e dos diferentes órgãos sociais.

Uma das hipóteses é a criação de uma “camada intermédia” que não dependa do Governo, para que a Lusa mantenha a sua actividade regular, “independentemente de mudarem os ministros ou o Governo”, cita o Eco.

O ministro sublinhou que é importante preservar e valorizar este serviço público, exemplo de “rigor e credibilidade”.

O ministro reforçou, ainda, que o Executivo quer “valorizar a Lusa” através tanto de “uma modernização tecnológica importante para acompanhar os tempos que aí vêm”, como fazendo “com que o serviço que a Lusa presta, de grande qualidade, possa chegar a mais pessoas, desde logo, a mais órgãos de comunicação social”.

Ainda assim, Pedro Duarte afirmou que tornar a Lusa gratuita “talvez não seja um bom caminho”, considerando que esta opção poderia conduzir a uma uniformidade da informação e lembrando que a Lusa não deve substituir os órgãos de comunicação social.

A solução talvez possa passar por uma reformulação “no que diz respeito à estrutura de custos” para os meios de comunicação, afirmou ministro.

(Créditos da fotografia: página oficial do Facebook da agência Lusa)