A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares foi atribuída a 20 projectos de 15 países pelas suas “estratégias inovadoras de combate à desinformação”. Cada iniciativa recebe até 100 mil dólares para implementar a sua proposta durante o próximo ano. 

Desde o seu lançamento em 2023, o Global Fact Check Fund concedeu quase 8 milhões de dólares a 154 organizações espalhadas por 71 países. Gerido pela IFCN, o fundo opera em três fases - BUILD, GROW e ENGAGE - para apoiar as necessidades dos colectivos de verificação de factos, desde a capacitação até à promoção da inovação e do envolvimento do público. 

A fase “ENGAGE” foi pensada para organizações signatárias da IFCN. Segundo o Poynter Institute, os projectos seleccionados mostram “formas criativas de os verificadores de factos combaterem a desinformação, como a utilização da inteligência artificial para melhorar o acesso a conjuntos de dados públicos na Índia e a introdução de um serviço de etiquetagem na aplicação Bluesky. Estas iniciativas também exploram formatos multimédia, reforçam a literacia mediática e criam redes regionais”. 

Os beneficiários do ENGAGE 2024 incluem organizações de países como a Indonésia, os Estados Unidos, a Austrália, o Sudão, a Eslováquia e a Espanha. Entre os projectos financiados, encontram-se as seguintes iniciativas: 

EFE Verifica (Espanha): através de histórias de investigação e campanhas de educação pública, o projecto documentará os impactos na vida real de indivíduos e comunidades prejudicados por alegações falsas, utilizando as suas histórias para sublinhar a importância de um jornalismo rigoroso; 

The Quint (Índia): pretende combater a fraude financeira na Índia através do desenvolvimento de uma plataforma através da qual o cidadão pode denunciar fraudes. Através da sua iniciativa “My Report”, o The Quint vai recolher as denúncias para criar uma base de dados pormenorizada das técnicas dos cibercriminosos, ajudando a aumentar a sensibilização e a reforçar as medidas preventivas; 

APA (Áustria): a ideia deste projecto passa por abordar a desinformação nos jovens adultos, dotando-os de competências críticas no domínio dos media. O projecto irá colaborar com a instituição Digitaler Kompass para desenvolver materiais didácticos adaptados ao público jovem. Workshops com a participação de professores e estudantes garantirão que os materiais se repercutem no grupo-alvo, promovendo uma população jovem mais informada e conhecedora dos media.  

A lista completa com a descrição de cada um dos projectos está disponível aqui

As candidaturas para as bolsas BUILD 2025 serão abertas durante a Primavera. Estas bolsas, disponíveis para signatários e não signatários da IFCN, fornecerão até 25 mil dólares para melhorar a capacidade operacional e apoiar o crescimento fundamental das organizações de verificação de factos. As futuras rondas para 2025 irão atribuir prémios de 50 e 100 mil dólares.

(Créditos da imagem: Unsplash)