Numa análise anual da Marktest, verificou-se que, em 2022, os portugueses passaram, em média, 5h21m por dia a ver televisão, o que significa menos 17 minutos face à média do período homólogo, no ano anterior.

Este relatório, denominado “Media & Advertising Global Report”, ordena a informação mais relevante sobre a audiência e investimentos publicitários nos meios, em Portugal.

Este estudo inclui dados acerca da cobertura noticiosa, onde se registou, no ano passado, a produção de cerca de 85 mil notícias, nos canais generalistas, com uma duração total de mais de três mil horas, um valor elevado face aos últimos 15 anos, onde a excepção se encontra apenas no ano de 2020, na altura do pico da pandemia Covid-19. Pode constatar-se ainda que, nos mesmo canais, cerca de 60% das notícias reportaram-se a situações ao nível nacional, tirando a RTP2, que não chegou aos 50%.

Os programas de divertimento foram os conteúdos televisivos mais vistos, quer na RTP1, quer na SIC ou na TVI. Relativamente aos canais abertos, a RTP2 teve como audiência predominante a dos programas juvenis.