A cadeia de televisão CNN, nos EUA, anunciou, no passado dia 10 de Julho, que irá despedir uma centena de trabalhadores, cerca de 3% da força laboral, noticiou o Axios.

A informação foi dada numa nota enviada ao staff por Mark Thompson, director-executivo nomeado em Outubro de 2023 para modernizar a empresa e repensar a sua estratégia de sustentabilidade, depois de anos de instabilidade financeira.

Além dos despedimentos, foi ainda anunciada uma nova aposta no digital e na inteligência artificial (IA), embora não tenham sido adiantados muitos pormenores nestas áreas.

Segundo um artigo no Poynter, “Thompson percebe que a CNN precisa de deixar de ser uma empresa tão dependente da televisão. Isso não significa que irá abandonar completamente a estação televisiva, mas ele sabe que o digital é crítico para o sucesso futuro da CNN”.

Deste plano, faz parte o lançamento do primeiro plano de assinaturas da marca para o mercado digital, a entrar em vigor até ao final deste ano.

Serão desenvolvidos “novos produtos digitais dedicados especialmente a experiências digitais por que valha a pena pagar”, tais como “análise e contextualização” de notícias em “formatos apelativos”, lê-se na nota enviada ao staff, disponível na íntegra no The Hollywood Reporter.

A estação, fundada há 44 anos, precisa de “reconquistar uma posição cimeira nas experiências noticiosas do futuro”, afirmou o director-executivo no seu anúncio, usando a expressão “uma CNN ‘à prova do futuro’” (“future-proof”, no original).

Nesse sentido, Thompson referiu, ainda, que irá ser feito um esforço “estratégico em IA” para usar esta nova tecnologia de forma segura para servir o público e cumprir os “objectivos jornalísticos de modo mais eficaz”.

Além do anúncio de despedimentos e do novo sistema de assinaturas, foram apresentadas outras medidas para a estação televisiva, tais como a fusão de redacções e a criação de um “TV Futures Lab”, que, entre outras iniciativas, desenvolverá programas de streaming e on-demand para o Max, serviço de streaming da empresa-mãe, Warner Bros. Discovery.

(Créditos da fotografia: Wikimedia Commons)