A directora executiva da BBC News, Deborah Turness, afirma que o alcance da empresa tem estado a “desafiar a gravidade” e que, por isso, a tecnologia deve ser usada para “apoiar e acelerar o crescimento da empresa”. Numa altura de mudança de paradigma na forma como as notícias são consumidas, a BBC News quer chegar ao público através da criação de um novo departamento que utilizará a inteligência artificial (IA) para oferecer conteúdos mais personalizados. 

Este departamento terá como alvo o público abaixo dos 25 anos. Numa nota enviada aos colaboradores, a directora executiva disse que a corporação tinha que agir rapidamente para combater “uma série de ventos contrários”, incluindo “a tendência crescente de evitar notícias, o crescimento do consumo de notícias em plataformas sociais, o aumento da concorrência digital e o declínio inevitável da transmissão”. 

Pode ser equacionada a utilização de inteligência artificial para seleccionar histórias para os utilizadores nos seus telemóveis, com base no seu histórico de consumo, de uma forma que se adeque às pessoas que estão habituadas a consumir conteúdos fornecidos pelas redes sociais. 

“Temos de nos concentrar impiedosamente em compreender as necessidades do nosso público, em fornecer o tipo de jornalismo e de conteúdo que eles querem, nos locais que eles querem, concebidos e produzidos da forma que eles gostam”, acrescentou Deborah Turness. 

Actualmente, assiste-se a um debate sobre a implementação da IA nos órgãos de comunicação social, sem perder de vista os riscos que a mesma acarreta. A BBC já prometeu que o uso da IA “estará sempre em conformidade com os seus valores de serviço público”, e afirmou que nunca deve minar a confiança do público e deve ser sempre utilizada de “uma forma consistente com os valores editoriais da BBC, em particular de exatidão, imparcialidade, justiça e privacidade”. 

A directora executiva afirmou que as alterações fazem parte de um plano de reformulação da BBC News, concebido para garantir que o seu jornalismo chega “ao maior público possível, independentemente de onde ou como encontram [a BBC]”. A reformulação incluirá também a criação de um segundo novo departamento, o BBC live and daily news.  

Será nomeado um director para o departamento de crescimento, inovação e IA, encarregue de trabalhar com os chefes de redacção para “desenvolver, realizar e testar os investimentos e inovações essenciais e medir o seu impacto nos consumidores”.

(Créditos da imagem: BBC)