BBC apresenta medidas para reforçar confiança na informação

O director-geral da BBC, Tim Davie, propôs um plano para combater a desconfiança pública em relação à informação e instituições no Reino Unido. Durante um discurso em Salford, no norte da Inglaterra, Davie destacou a missão da BBC de ajudar o país a tornar-se um “líder global em informações confiáveis”. Abordou a crescente crise de confiança em meios de comunicação tradicionais, já que muitas pessoas estão a recorrer a narrativas das redes sociais, desafiando fontes oficiais e jornalísticas.
Davie delineou diversas medidas para reforçar a confiança na BBC e nas informações que a emissora divulga. Entre as iniciativas estão:
- Reforçar o compromisso com a imparcialidade e com o jornalismo de investigação;
- Expandir o investimento em verificação de factos, através do BBC Verify, e também em análise aprofundada com o projecto InDepth;
- Aumentar a presença em plataformas populares como YouTube e TikTok, para combater a desinformação digital;
- Desenvolver uma nova ferramenta de verificação de factos que combine inteligência artificial com jornalismo;
- Expandir bolsas para repórteres que cubram notícias municipais e lançar novos programas de debate político;
- Formação de crianças contra a desinformação, com a criação de cursos educativos sobre o tema;
- Criar uma conta própria para famílias com filhos pequenos, fornecendo ferramentas para apoiar a educação e desenvolvimento infantil.
Davie defendeu a manutenção de uma forma de financiamento universal, semelhante à actual taxa de licença paga anualmente por todos os proprietários de televisão do Reino Unido. O director-geral da BBC mostrou-se aberto a uma variação no modelo, mas acredita que um sistema de financiamento baseado em publicidade ou subscrição “não passaria o teste de construção de um serviço público universal e fiável”.
Por fim, o director-geral pediu apoio ao governo britânico para garantir a continuidade e o financiamento do Serviço Mundial da BBC, que considera ser “um activo nacional inestimável”. Também sugeriu que, na década de 2030, a BBC abandone as transmissões tradicionais e se concentre numa transmissão exclusivamente pela internet, alinhando-se com as mudanças no consumo dos media.
(Créditos da imagem: Unsplash)