A BBC, emissora pública do Reino Unido, anunciou que irá fechar cerca de 115 postos de trabalho no seu departamento “Nations and Regions”, noticia a Press Gazette.

A BBC Nations, composta pelas redacções locais que estão espalhadas por todo o país, anunciou que “espera fechar até 115 lugares nas suas equipas editoriais e de produção até ao próximo ano”, disse um porta-voz da empresa, afirmando que estes números correspondem a cerca de 3% dos trabalhadores daquele departamento.

“Embora seja desafiante, pretendemos fazer esses cortes — na medida do possível — através de rescisões voluntárias” e “esperamos conseguir fazer estas mudanças sem fechar nenhum serviço importante”, acrescentou.

Segundo a BBC, esta é apenas uma fase de um plano de reduções em maior escala nos próximos anos.

O director-geral, Tim Davie, tinha dito, em Julho passado, que a empresa precisa de eliminar cerca de 500 postos de trabalho até Março de 2026.

Para uma representante do Sindicato Nacional de Jornalistas (NUJ), Laura Davison, estes cortes devem-se a uma falha continuada dos governos de “financiar adequadamente a emissora pública”, fazendo referência, entre outros aspectos, ao congelamento da actualização das taxas pagas pelos contribuintes.

Laura Davison sublinha, ainda, a preocupação com a sobrecarga de trabalho para os colegas que ficam nas equipas, bem como com o declínio da qualidade do trabalho.

“Já vimos as consequências disto em Inglaterra, com muitas estações de rádio locais a ter noticiários da tarde pré-gravados por estações de regiões vizinhas ou a partilhar conteúdos entre grandes regiões sem identidade partilhada”.

Segundo a Press Gazette, em Março deste ano, a BBC tinha menos 8,5% de trabalhadores do que em 2018/2019.

(Créditos da fotografia: Alexander Svensson, via Wikimedia Commons)