As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais.

No caso do Axios, estes são os primeiros cortes desde a fundação do projecto e abrangem cerca de 50 trabalhadores, noticiou o New York Times.

O projecto, fundado em 2017 por Jim VandeHei, Mike Allen e Roy Schwartz, vindos do Politico, é conhecido pela formatação automatizada, em pontos, dos conteúdos noticiosos.

Numa nota enviada aos trabalhadores, o CEO, Jim VandeHei, explica que este “é o período mais difícil para os media” e que a decisão se deve às “mudanças nos media, na tecnologia e nas necessidades/hábitos dos leitores”.

Já no Tampa Bay Times, sediado na Flórida, serão eliminados cerca de 60 postos de trabalho. Numa primeira fase, os trabalhadores podem oferecer-se para acordos de rescisão. Se os cortes nas despesas não forem suficientes, de acordo com os objetivos, segue-se uma fase de despedimentos. Os salários de alguns cargos de topo também serão reduzidos, incluindo o do presidente e o do CEO, com um corte de 20%.

A redução da receita com publicidade é um dos desafios que o jornal atravessa. A última vez que a equipa sofreu cortes tão extensos foi em 2020, no contexto da pandemia pela Covid-19, lembra o próprio jornal.

(Créditos da imagem: Site do Tampa Bay Times)