A Associação de Imprensa de Madrid (APM), com a qual o CPI mantém parceria, foi escolhida para apresentar os resultados do inquérito Periodismo2030/Fundação AXA, realizado pela Metroscopia, sobre a utilização e valorização dos meios de comunicação em Madrid, em comparação com o resto da Espanha, bem como um estudo sobre "Inteligência Artificial no Jornalismo".

O evento, organizado pelo Fórum Jornalismo Independente 2030 e em colaboração com a APM, foi presidido pela secretária de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial espanhola, Carme Artigas Brugal, e na mesa do debate estiveram também, Fernando Jaúregui, presidente do Jornalismo 2030, e o seu director, Sergio Martín; o director-geral da Fundação AXA, Josep Alonso Caro; o presidente da Metroscopia, José Juan Toharia, e o director geral da Metroscopia, Andrés Medina.

O estudo "Inteligência Artificial no jornalismo", no qual se obtiveram 5 mil amostras, tendo 700 oriundas de Madrid, oferece uma visão pessimista: 72% dos espanhóis acreditam que os media oferecem informações medíocres sobre os avanços da Inteligência Artificial (IA), 73% consideram que os media contribuem para a confusão nesta matéria e 63% reconhecem que os media têm um papel fundamental no controlo, em defesa do interesse geral.

A parte mais pessimista da pesquisa ocorre quando se trata de avaliar como a IA afecta a privacidade das pessoas: 79% acreditam que esta incentiva os embustes, ou notícias falsas, e 69% consideram que ameaça a segurança dos dados bancários.

Os sectores que mais beneficiarão com a IA, segundo a pesquisa realizada, serão, por ordem de importância: medicina (85%), gestão bancária (55%), educação (46%) e, por último, jornalismo: 52% acha que a IA vai piorar o funcionamento actual da profissão.

Mónica Tourón, secretária-geral da APM, foi a encarregada de abrir a sessão e dar lugar aos participantes no debate. “A tecnologia facilita a vida de todos nós, resta saber se também a torna melhor para nós. Esperamos que hoje, todas as reflexões e estudos que vamos ouvir, nos façam ter um ponto de vista real sobre os benefícios da Inteligência Artificial para o Jornalismo”, afirmou na sua apresentação.

A Secretária de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial, Carme Artigas Brugal, presidiu à mesa de debate, tendo afirmado que “a irrupção da IA ​​é um dos principais desafios que está a revolucionar o mundo do jornalismo e da comunicação e neste novo cenário é onde temos que fazer muita pedagogia e conseguir tornar esses benefícios acessíveis ao grande público”. Brugal concluiu que “a IA pode permitir-vos «ser jornalistas», porque o tempo que gastam, todos os dias, a procurar informações ou a preparar esses dados, poderão fazê-lo com mais eficiência”.

Andrés Medina, director geral da Metroscopia, destacou o lado positivo das conclusões obtidas e que “os espanhóis acham que os meios de comunicação estão preparados para gerir essas ameaças”.

Já o director-geral da Fundação AXA, Josep Alfonso, destacou que “é importante que sejam os jornalistas a contar as mudanças. A inteligência real é insubstituível, como jornalistas assimilamos várias revoluções tecnológicas e quem não se adapta perde-se na sociedade”.

Para iniciar um debate sobre as vantagens e desvantagens da IA ​​no jornalismo, foram também convidados destacados informadores que já praticam esta tecnologia, bem como especialistas do sector, num total de 23 profissionais dos meios de comunicação mais representativos de Espanha.

De uma forma geral, os participantes acreditam num futuro positivo da utilização da IA ​​no seu trabalho diário, sobre o qual a maioria afirmou que a utiliza para melhorar tarefas e tempos de recolha de dados, utilizando-a como um assistente das redacções.

Além disso, na sua maioria, os participantes também concordaram que a IA não veio para substituir pessoas ou acabar com empregos, mas para melhorar a informação que é transmitida, desde que existam pessoas com critérios por trás disso. No entanto, os representantes dos sindicatos de jornalistas, que alertaram para este perigo, citando os recentes despedimentos do popular diário alemão Bild, que "acaba de dispensar 200 trabalhadores", não foram da mesma opinião.

​Com este evento, o fórum Jornalismo 2030, coordenado por Fernando Jáuregui e Sergio Martín, encerra um novo percurso, o terceiro desde a sua criação, para dar lugar a um novo período centrado na “mudança” nas suas diferentes facetas.

Esta iniciativa terá projectos paralelos, uma vez que os debates e as suas conclusões serão posteriormente utilizados em livro, podcasts, conferências, um futuro programa de televisão, bem como no próprio site do fórum, www.periodismo2030.com.