AP cria organização vocacionada para apoiar jornalismo local
A agência noticiosa Associated Press (AP) quer apoiar o jornalismo local com recurso a actividade filantrópica, ambicionando angariar pelo menos 100 milhões de dólares (quase 92,5 milhões de euros), noticia o Axios, citando a presidente executiva (CEO), Daisy Veerasingham.
Este apoio será concretizado através de uma organização sem fins lucrativos criada pela AP para o efeito.
Essa organização, designada The AP Fund for Journalism, contará com uma direcção independente, que está a ser recrutada e que será responsável pela distribuição dos fundos.
O objectivo inicial é a angariação de 100 milhões de dólares, sem prazo definido para alcançar esta meta.
“Os novos fundos serão usados para reforçar os esforços do jornalismo local da AP, bem como o trabalho de outras organizações ou serviços que apoiam redacções locais”, segundo a CEO.
Estes esforços estão em linha com o reforço do investimento da AP na cobertura noticiosa local, numa altura em que a agência prepara o acompanhamento das eleições presidenciais de Novembro.
Outras organizações sem fins lucrativos têm sido criadas para colmatar as falhas do modelo de negócio comercial e as suas consequências especialmente para o jornalismo local.
(Créditos da fotografia: Susan Lesch, 2010, via Wikimedia Commons)