A agência noticiosa Associated Press (AP) quer apoiar o jornalismo local com recurso a actividade filantrópica, ambicionando angariar pelo menos 100 milhões de dólares (quase 92,5 milhões de euros), noticia o Axios, citando a presidente executiva (CEO), Daisy Veerasingham.

Este apoio será concretizado através de uma organização sem fins lucrativos criada pela AP para o efeito.

Essa organização, designada The AP Fund for Journalism, contará com uma direcção independente, que está a ser recrutada e que será responsável pela distribuição dos fundos.

O objectivo inicial é a angariação de 100 milhões de dólares, sem prazo definido para alcançar esta meta.

“Os novos fundos serão usados para reforçar os esforços do jornalismo local da AP, bem como o trabalho de outras organizações ou serviços que apoiam redacções locais”, segundo a CEO.

Estes esforços estão em linha com o reforço do investimento da AP na cobertura noticiosa local, numa altura em que a agência prepara o acompanhamento das eleições presidenciais de Novembro.

Outras organizações sem fins lucrativos têm sido criadas para colmatar as falhas do modelo de negócio comercial e as suas consequências especialmente para o jornalismo local.

(Créditos da fotografia: Susan Lesch, 2010, via Wikimedia Commons)