Os directores da NPR e da PBS foram recentemente questionados no Congresso, num momento em que era discutida uma proposta de corte no financiamento federal às emissoras públicas. Um inquérito do Pew Research Center mostra que 24% dos adultos nos EUA apoiam a retirada de financiamento, 43% são contra e 33% estão indecisos. 

O Pew Research Center refere que as estruturas de financiamento da NPR e da PBS “são complicadas” e que a maior parte das suas receitas provém de fontes não governamentais, como doações e patrocínios. “O projecto de lei proposto proibiria todo o financiamento federal da Corporation for Public Broadcasting (CPB), que recebeu 535 milhões de dólares por ano em orçamentos federais recentes. A CPB ajuda a financiar a NPR e a PBS, tanto directamente como através de estações de comunicação social públicas locais, muitas das quais pagam à NPR e à PBS sob a forma de quotas de membros ou de programação”, explica a organização.   

Os republicanos são “muito mais propensos” a apoiar o corte do financiamento federal dos media públicos. Entre republicanos e simpatizantes do partido, 44% defendem o fim do apoio financeiro, 19% são contra e 37% estão indecisos. O apoio ao corte é ainda maior entre republicanos com 50 anos ou mais. 

Já entre os democratas e simpatizantes, apenas 5% dizem que o financiamento federal da NPR e da PBS deve ser cortado, enquanto 69% dizem que o financiamento deve continuar e 26% não têm a certeza. 

O Pew Research Center nota que existem grandes diferenças partidárias no consumo e confiança nas notícias da NPR e da PBS. “Em ambos os casos, os democratas têm muito mais probabilidades de o afirmar do que os republicanos: 32% dos democratas dizem que recebem regularmente notícias da NPR, contra 9% dos republicanos; 31% dos democratas recebem regularmente notícias da PBS, contra 11% dos republicanos”. 

Os democratas também tendem a confiar mais na NPR e na PBS do que os republicanos - 47% dos democratas confiam na NPR, contra 12% dos republicanos, e 59% dos democratas confiam na PBS, em comparação com 23% dos republicanos. Por outro lado, 26% dos republicanos dizem não confiar em nenhuma das emissoras, enquanto, entre os democratas, essa percentagem é de 3% e 4%, respectivamente. 

O questionário do Pew Research Center foi realizado no âmbito de um estudo que será publicado em breve sobre as opiniões dos americanos relativamente a dezenas de marcas de meios de comunicação em diferentes plataformas (por exemplo, televisão, imprensa escrita, rádio e digital). 

(Créditos da imagem: fotografia retirada do site do Pew Research Center - Getty Images)