As estimativas sugerem que a Geração Z, será o principal alvo demográfico dos editores digitais a partir de 2032, ou seja, em menos de dez anos. Como podem os editores preparar-se para satisfazer as necessidades desse novo público?

Um novo guia da Zephr, uma divisão de media especializada da empresa de software Zuora, apresenta cinco sugestões para atrair os nascidos na passagem do século.

  1. Estabeleça canais de comunicação para saber o que pensam e como gostariam que o meio fosse.

“A próxima geração de consumidores vê as marcas como extensões de si mesmas, o que significa que é fundamental que as empresas falem sobre as causas em que acreditam. Uma maneira de fazer isso é perguntar aos utilizadores quais são as suas preferências ou os temas do seu interesse.

Isso pode ser feito através de um formulário na inscrição, ou com um inquérito enviado num boletim informativo por e-mail”, afirma o relatório.

2. Esteja presente nos canais sociais que utilizam: Twitch, TikTok, Discord, …

Hoje, quase todas as marcas têm uma presença activa nas redes sociais, o que significa que a concorrência é enorme. Um modo de se destacar é usar canais sociais focados na comunidade e que se tornaram populares entre os usuários da Geração Z, como o Discord, Twitch e TikTok.

Esses canais convidam à participação e estimulam as discussões, “factores que vão levar a uma maior fidelidade, sentimento de pertença e de afinidade com o meio”. Com essas plataformas sociais, "os editores digitais têm ainda mais oportunidades para aproveitar o feedback da comunidade e promover um diálogo bidireccional, permitindo que fiquem à frente das tendências do sector", destaca a Zephr.

3. Aproveite o poder da associação com influenciadores respeitados e genuínos

Nos hábitos de consumo da Geração Z, as celebridades e influenciadores têm muito peso, principalmente aqueles que são genuínos e defendem o que acreditam. «Em todos os nichos, as empresas maiores trabalham com os influenciadores mais relevantes culturalmente para atrair uma geração que valoriza exclusividade, individualidade e oportunidade. Os media, devem explorar essas associações com “influenciadores” que estejam alinhados com os seus valores, sustenta a investigação.

4. Seja líder e pioneiro na utilização da tecnologia

A Geração Z, é mais atenta ao que se passa e admira marcas que servem como veículos de auto-expressão e inspiração, “o que significa que, para ter um relacionamento duradouro, uma experiência autêntica do cliente é a chave para o sucesso”.

Essa foi a atitude que levou o Economist, desde cedo, a experimentar novos produtos (os seus podcasts começaram em 2006) e formatos, e até diferentes formas de paywalls, lembra o relatório.

5. Personalize a experiência de consumo de informações

A personalização é um aspecto fundamental do sucesso de uma publicação, "mas está prestes a tornar-se ainda mais essencial", alerta a Zephr. O público jovem, tem uma necessidade maior de experiências personalizadas. “Isso significa que os editores devem adaptar o seu conteúdo e a sua mensagem, para atrair essa geração”. Para manter a notoriedade, é necessário investir em sistemas que tornem as experiências dos utilizadores apelativas e relevantes”, afirma o relatório, acrescentando: “além de recomendações de conteúdos mais precisas, deve experimentar anúncios personalizados, de acordo com o tipo de conteúdo que está a ser visualizado e deve ser criado uma sequência de e-mail personalizada para cada segmento de utilizadores”.