Acordo entre Reuters e Meta para abastecer o “chatbot” de conteúdos
A empresa-mãe do Facebook chegou a um acordo plurianual com a agência Reuters para utilizar os seus conteúdos noticiosos nas respostas às perguntas dos utilizadores no seu chatbot, noticiou o Axios.
“Através desta parceria com a Reuters, o [chatbot] Meta AI consegue responder a perguntas relacionadas com notícias com resumos e links para os artigos da Reuters”, disse um porta-voz da Meta.
O Meta AI está integrado em vários serviços da empresa, incluindo Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger.
A nova funcionalidade está em vigor desde o dia 25 de Outubro para os utilizadores nos EUA.
A Reuters irá receber uma compensação por parte da empresa tecnológica, mas nenhuma das entidades revelou pormenores financeiros sobre o acordo.
Embora várias empresas tecnológicas tenham começado a estabelecer acordos com organizações de media há vários meses, este é o primeiro acordo do género para a Meta.
A empresa de Mark Zuckerberg “tem recuado na partilha de conteúdos noticiosos nos feeds das suas plataformas, na sequência de processos regulatórios, mas é mais difícil evitar recorrer a estes conteúdos nos produtos de IA que respondem a pedidos dos utilizadores”, contextualiza o Axios.
A Reuters seria um parceiro natural para a Meta, uma vez que as empresas têm trabalhado em conjunto em projectos de fact-checking desde 2020 e que a Reuters é conhecida por ser uma agência isenta e rigorosa.
(Créditos da imagem: Shutter Speed no Unsplash)