A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em Atlanta, nos EUA.

Temas como os vídeos feitos para as redes sociais e o uso da “omnipresente” inteligência artificial no contexto jornalístico surgiram regularmente não só durante as sessões, mas também nas conversas entre os participantes.

A forte presença das Big Tech nos painéis da conferência — Microsoft, Perplexity, Reddit, Canva, Taboola, etc. — e como patrocinadoras do encontro levou uma das autoras do artigo do Nieman Lab a afirmar: “Uma das principais conclusões é que as empresas tecnológicas estão a definir o tom da conversa sobre como a tecnologia é usada no jornalismo, e ninguém parece estar a questionar isso (publicamente)”.

O Reddit faz-se notar

Embora com números absolutos ainda relativamente baixos, o Reddit tem apresentado estatísticas de crescimento significativas, nomeadamente no que diz respeito ao tráfego encaminhado desta rede social para os sites noticiosos.

Segundo a empresa tecnológica Chartbeat, que fornece métricas sobre a indústria mediática, o crescimento do Reddit foi de 88%, desde Janeiro de 2023, com cerca de 30 milhões de visualizações de página em Agosto de 2024 — por comparação ao Facebook, que está em queda, mas cujos números rondam os 500 milhões.

Durante o encontro, o tom das conversas em torno do Reddit foi bastante apreciativo relativamente ao papel que esta rede social pode ocupar e à forma próxima como trabalha com as publicações e os editores, refere a equipa do Nieman Lab, deixando o alerta de que no passado também já existiu este espírito em relação a outras plataformas.

Além do número de visualizações

Algumas redacções querem olhar para novas métricas representativas do número de leitores captados pelas suas publicações — e até representativas da qualidade do envolvimento desses leitores.

Uma das autoras do artigo do Nieman Lab assume-se céptica em relação a novas formas de medir as audiências, lembrando que os responsáveis do sector consideram que estes processos de medição são complicados e exigem muitos recursos.

Nesse sentido, fica aberto o caminho para uma conversa mais aprofundada, que envolva toda a indústria, para repensar o assunto.

Além destas notas, o Nieman Lab publicou, ainda, dois textos autónomos: um sobre o crescimento da National Trust for Local News, uma organização sem fins lucrativos dedicada a salvar publicações locais; e outro sobre o tráfego gerado nos sites noticiosos pelo Google Discover.

(Créditos da fotografia: conta do X de @BetaMoroney)