O recém-eleito presidente norte-americano, Donald Trump, foi escolhido pela revista Time como Personalidade do Ano 2024. Esta é a segunda vez que a publicação elege Trump, a primeira foi em 2016.

A Time, todos os anos, no final de Dezembro, publica uma edição com a personalidade que, “por bons ou maus motivos, mais fez para marcar o mundo e as manchetes nos 12 meses anteriores”.

“Por organizar um regresso de proporções históricas, por ser responsável por um realinhamento político único na sua geração e por alterar o papel dos EUA no mundo, Donald Trump é a Personalidade do Ano 2024 da TIME”, escreve a revista na newsletter em que anuncia a escolha.

Esta é uma tradição com 97 anos. A lista de figuras que já foram consideradas “Personalidades do Ano” inclui 14 presidentes norte-americanos e outros chefes de Estado, três Papas, astronautas, cientistas, grandes empresários na área das tecnologias, entre muitos outros, lembra a Poynter.

Em 2023, a Personalidade do Ano foi a cantora Taylor Swift.

A tecnologia aliada à tradição

Juntamente com o anúncio da Personalidade do Ano, a Time lançou um novo chatbot alimentado por inteligência artificial (IA).

As novas funcionalidades, disponíveis no topo da página, permitem aos leitores resumir os artigos (de forma mais curta ou mais extensa, à escolha do leitor), reproduzir os textos em áudio ou “conversar” (por escrito ou com voz) com o chatbot sobre a história em causa.

É um “grande avanço para a Time”, disse o editor-chefe da Time, Sam Jacobs, citado pelo Axios. Esta é “uma forma poderosa de expandir o nosso jornalismo, encontrar novos públicos, apresentar novos formatos e aumentar consideravelmente a qualidade da exposição” dos conteúdos, acrescentou o responsável.

O sistema responde a perguntas com base no conteúdo editorial da Time e na informação incorporada no modelo de linguagem (LLM) usado para treinar o chatbot.

A revista planeia expandir estas funcionalidades no seu site em 2025.

(Créditos da imagem: Recorte da capa da Time)