Durante as próximas semanas, estão abertas as candidaturas para algumas linhas de financiamento, bem como as inscrições para vários prémios no sector dos media.

Deixamos algumas sugestões.

Prémio Shireen Abu Akleh para mulheres jornalistas

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), em parceria com o Sindicato da Imprensa Internacional Francófona (UPF), lançou um novo prémio para mulheres jornalistas, em homenagem à jornalista palestiniana morta em trabalho no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia, em 2022.

Prémios de Jornalismo e Literacia Mediática do Festival Voices

Estes prémios procuram reconhecer trabalhos publicadas por jornalistas, órgãos de comunicação social, estudantes de jornalismo e estagiários em jornalismo em cinco categorias: “Up-and-coming”, melhor uso inovador e ético da inteligência artificial; “Impact”,  melhor reportagem de investigação transfronteiriça; “Local resilience”, melhor reportagem de jornalismo local em comunidades europeias; “Remarkable youth”, jornalistas promissores abaixo dos 30 anos; e “Emerging talent”, melhor reportagem sobre o clima.

Além dos prémios de jornalismo, também serão atribuídos cinco prémios na área da literacia mediática.

Os prémios serão entregues nos dias 28 de Fevereiro e 1 de Março de 2025, em Zagreb, na Croácia, e os vencedores terão as despesas de deslocação cobertas pela organização do Festival.

Esta é uma iniciativa da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) em parceria com a Comissão Europeia.

  • Valor: mil euros para cada vencedor/categoria.
  • Prazo: 15 de Outubro de 2024.
  • Para mais informações: site do Voices — Festival Europeu de Jornalismo e Literacia Mediática.

European cross-border grants

Programa de mentoria e financiamento para projectos de investigação jornalística independente na Europa que envolvam colaboração entre, pelo menos, dois países.

São elegíveis despesas relacionadas com a investigação, tais como viagens, traduções e tempo dedicado a pesquisa.

As equipas também se podem candidatar a apoio de mentores para alguma competência específica ou para consultoria na investigação.

Esta linha de financiamento é gerida pelo Journalismfund Europe, apoiado pela União Europeia e pelas fundações Vereniging Veronica e Limelight.

  • Valor: 225 mil em cada fase.
  • Prazo: 26 de Setembro de 2024 (e nova fase até 7 de Novembro de 2024).
  • Para mais informações: site do Journalismfund Europe.

Prémio de Jornalismo “Direitos Humanos & Integração”

O objectivo é reconhecer "os melhores trabalhos jornalísticos sobre direitos humanos e integração que tenham sido publicados ou difundidos em 2023 nos órgãos de comunicação social portugueses".

A 19.º edição do prémio está organizada nas seguintes categorias: imprensa, rádio, meios audiovisuais e multimédia, e comunicação social regional e local.

Este prémio é promovido pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM).

  • Valor: 2500 euros para cada categoria.
  • Prazo: 13 de Outubro de 2024.
  • Para mais informações: regulamento do prémio.

(Créditos da imagem: Pixabay)

(Artigo actualizado no dia 10 de Setembro; incluída informação sobre o prémio de jornalismo "Direitos Humanos e Integração".)