Foram recentemente anunciados os projectos que irão receber financiamento do programa GROW, da rede international de verificação de factos do Poynter Institute (International Fact-Checking Network, IFCN).

O jornal digital português Polígrafo está entre as 20 iniciativas seleccionadas, sendo que cada uma irá receber 50 mil dólares (cerca de 46 mil euros).

Com este financiamento, o Polígrafo propõe expandir o seu trabalho, fazendo parceria com cinco jornais regionais. “O projecto irá criar uma secção ‘Local’, publicando cinco fact-checks por semana sobre assuntos regionais que normalmente passam despercebidos na imprensa nacional”, descreve a IFCN.

O jornal também irá contratar um novo elemento e “irá oferecer conteúdos aos jornais parceiros”. Serão, ainda, dinamizados workshops para ajudar as comunidades locais a perceber quando estão perante informação falsa.

O programa GROW faz parte do Global Fact Check Fund, financiado pela Google e pelo YouTube, e foi criado para “apoiar iniciativas de fact-checking em todo o mundo e para mitigar os danos da desinformação”.

O Global Fact Check Fund, que conta com 12 milhões de dólares (mais de 11 milhões de euros), está organizado em três fases: BUILD, GROW e ENGAGE, cada uma com financiamento para diferentes fins. Neste caso, o GROW procura ajudar as organizações a reforçar as suas actividades de fact-checking.

Os projectos agora seleccionados irão dedicar-se “ao reforço das comunidades locais, ao desenvolvimento sustentável de métodos de verificação de factos, e ao uso de inteligência artificial, vídeos e redes sociais para chegar a um público mais vasto”, lê-se no anúncio, onde se encontra uma descrição de todos os projectos financiados. 

(Créditos da imagem: site do Poynter Institute)