Cerca de 20 órgãos de comunicação social digitais fundaram recentemente a Associação Portuguesa dos Media Digitais Online (APMEDIO) para valorizar e defender os interesses específicos dos órgãos com presença primordialmente digital, noticia a Meios & Publicidade (M&P).

“Avançamos por considerar que as duas associações de imprensa que existem não nos representam naquilo que são os nossos interesses específicos”, justifica à M&P António Guedes Tavares, presidente da direcção da APMEDIO.

A nova associação considera que “os órgãos de comunicação social digitais são discriminados em toda a linha do edifício legislativo”.

“A proposta de lei que está em discussão no Parlamento, e que baixou agora à comissão permanente, continua a manter o articulado virado para os órgãos de comunicação social em papel, deixando os que têm o digital como suporte principal em segundo plano. Mas as pessoas não andam com o jornal debaixo do braço, andam é com o telemóvel no bolso e é através dele que maioritariamente hoje lêem notícias”, aponta o presidente da associação.

A APMEDIO já se reuniu com a ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Visapress, Lusa e representantes de partidos políticos e do Governo.

A organização defende a gratuitidade do serviço da Lusa para os media digitais regionais e a redistribuição da publicidade institucional do Estado.

“Apenas 2,4% desse investimento [publicidade institucional do Estado] revertem a favor dos órgãos de comunicação social digitais, apesar de serem os que mais tráfego geram. Neste momento, os nossos associados representam 5,2 milhões de leitores mensais, mais do que os que os media em papel têm”, refere António Guedes Tavares.

Da lista dos fundadores fazem parte meios como o Diário do Distrito, Notícias de Coimbra, Notícias do Centro, Diário da Saúde, Mais Ribatejo, VMTV, Peneda Gerês TV, Amarante Magazine, TVC, Aveiro TV, Ericeira Magazine, O Digital, Paçoslook, TV Famões, Aveiro Mag, Tinta Fresca, Amadora TV, N16, Rádio Via Aberta, Porto TV, Capeia Arraiana e Notícias LX.

A associação está a promover uma campanha de angariação de mais sócios.

(Créditos da imagem: site da APMEDIO)