Jornal centenário “Correio da Feira” suspende publicação
Com 127 anos de actividade, o jornal regional Correio da Feira anunciou a sua suspensão “por tempo indeterminado” por motivos de insustentabilidade financeira, noticia o Eco.
A decisão foi comunicada através de uma carta pública, assinada por Jorge Andrade e Paulo Fonseca, administradores do periódico de Santa Maria da Feira, que tinha presença online e era editado em papel quinzenalmente.
“Após 13 anos da aquisição do título centenário do Jornal […], esta administração lamenta informar os feirenses da decisão de ordenar a suspensão da edição do Correio da Feira”, lê-se no início da carta.
“O número de assinantes é insuficiente para manter um jornal em actividade. Diariamente há desistências. Cada vez há menos e menos leitores interessados em assinarem ou manterem a sua assinatura na imprensa profissional”, explicam os responsáveis, afirmando que é “insustentável” que o jornal subsista com “um mensal patrocínio dos seus administradores”.
Há poucos leitores “interessados em pagar para se fazer informação profissional e isenta”, acrescentam.
Nelson Costa, director do Correio da Feira, confirma, em editorial, a decisão que estava a ser “ponderada há muito”: “127 anos, 6 meses e 25 dias depois, o Correio da Feira suspende as suas edições por tempo indeterminado”.
O jornalista lamenta o desfecho e sublinha o valor da publicação: “Somos, há alguns anos, o único jornal [de Santa Maria da Feira] que cumpre a missão, além de divulgação do que melhor (e muito) por cá se faz, também a de escrutínio, pois a democracia local não se esgota nos periódicos actos eleitorais”.
(Créditos da imagem: Recorte da página online do Correio da Feira)