Empossados novos corpos sociais da API
A Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa), realizada na Casa da Imprensa, em Lisboa, deu formalmente posse aos novos órgãos sociais. Segundo um comunicado, a presidência da Direcção passa a ser assumida pela DECO PROTeste Editores.
Citada no comunicado, a nova presidente da APImprensa, Cláudia Maia, directora e editora de publicações daquela organização, “salienta que a diminuição de receitas publicitárias, o aumento do custo das matérias-primas, as falhas reiteradas na distribuição de jornais e revistas – aliadas a uma lenta e difícil transição para o digital –, e a rápida disseminação de desinformação nas redes sociais têm colocado em risco a sustentabilidade económica dos meios de comunicação social, mas também a credibilidade dos profissionais que nele operam”.
Nesse sentido, Cláudia Maia diz que “é preocupante ver que mais de metade dos concelhos em Portugal é, ou está na iminência de se tornar, num deserto de notícias, ou seja, não ter quaisquer jornais ou rádios aí sedeados”, o que lamenta.
“Este deserto ocorre em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos e com menor actividade económica e tenderá a agravar-se se nada for feito”. Por outro lado, “a mudança de hábitos no consumo de informação e a emergência de novas tecnologias obrigam-nos a pensar em novas formas de fazer chegar a informação aos públicos mais jovens, que são o garante da democracia e da sustentabilidade do sector”, acrescenta.
Além disso, “a Direcção agora empossada salienta a necessidade de, entre outras medidas, criar um plano de acção para a transição digital, que passará necessariamente pela definição de estratégias de produção, distribuição e monetização do conteúdo digital dos meios de comunicação social nacionais”, lê-se no comunicado.
“Olhando apenas para o universo das publicações das empresas associadas da APImprensa, mais de um terço não tem qualquer suporte digital. Temos um longo caminho pela frente”, refere a nova presidente da associação.
“Outra das prioridades da nova direcção passa por reforçar a representação dos associados junto de parceiros estratégicos nacionais e internacionais, que facilitem a criação de redes colaborativas para partilha de conhecimento, formação, discussão e aplicação de estratégias para o desenvolvimento e para a expansão do sector”, lê-se no documento.
No programa de candidatura da lista agora vencedora, está prevista “a divulgação, aconselhamento e suporte aos associados na apresentação de candidaturas a apoios públicos e privados à inovação, as parcerias com empresas tecnológicas, com vista a promover a partilha de ferramentas para produção de conteúdos jornalísticos em ambiente digital, e o desenvolvimento de grupos de discussão sobre tendências e temas com forte impacto na comunicação social nos próximos anos, como inteligência artificial e sustentabilidade”.
Cláudia Maia, representante da DECO PROTeste na associação desde 2016, assumiu o cargo de vice-presidente da APImprensa, em 2019, tem formação como jornalista e está ligada à defesa do consumidor há 25 anos.
A Associação Portuguesa de Imprensa foi fundada em 1960 como Grémio Nacional de Imprensa Regional, tendo sido transformada, em 1975, em Associação de Imprensa Não-Diária. Em setembro de 2004, adoptou a actual designação. Com mais de 200 empresas associadas, representa cerca de 450 títulos de âmbito nacional, regional, local, técnico-profissional e especializado.