“Sherpa News” novo agregador de notícias
Segundo este autor, a Sherpa News “pesquisa a Net em busca de notícias, mas atendo-se unicamente a meios de comunicação reconhecidos - embora qualquer utente possa acrescentar novos títulos não incluídos”.
“Uma vez dentro do programa, os algoritmos de Sherpa News analisam o comportamento do utente: que notícias lê, de que meios, sobre que temas e mesmo com qual perspectiva. Deste modo, vai adaptar progressivamente as notícias que escolhe para cada pessoa, sabendo que serão interessantes para ela.” (...)
Ao contrário de outras aplicações, esta “redirecciona todo o tráfego para os sites dos jornais, de modo que os editores podem, posteriormente, rentabilizar essas visitas mediante publicidade”.
“A Sherpa News não cobra aos media por acrescentar os seus conteúdos à plataforma, nem cobra aos utentes por descarregarem ou utilizarem a aplicação, que já está disponível para Android e iPhone.” (...)
A Sherpa News - que vai alargar-se a vários países da América Latina - “é estruturada como um jornal, com uma série de janelas que agrupam os conteúdos por temas; mas também inclui uma que é intitulada Para Ti, a que acrescenta ‘aquilo que o sistema crê que mais te pode interessar’ - como explicou Xabi Uribe-Etxebarria, fundador e CEO da plataforma, no acto da sua apresentação”.
Este responsável sublinhou a vontade da empresa em lutar contra a desinformação e garantir a privacidade dos utentes, afirmando que os algoritmos incluídos serão capazes de determinar se uma notícia é pouco fiável ou se contém dados falsos.
“Grande parte desta informação virá dos próprios utentes, que poderão marcar um conteúdo como falso ou com partes que não correspondem à verdade.” (...)
Há também uma equipa humana encarregue da pesquisa interna, na empresa, sobre a real fiabilidade dos conteúdos assinalados.
Uribe-Etxebarria acrescentou ainda que a Sherpa News está a trabalhar numa coisa que vai ficar muito à frente, a nível mundial, na detecção das fake news - mas não adiantou mais pormenores. (...)
A notícia aqui citada, na íntegra em Media-tics e em ElEspañol