Para os jornais que aceitaram esta proposta do Facebook, trata-se de procurar conquistar novos leitores. Tendo verificado que muitos utilizadores das plataformas móveis, como os smartphones, abrem sessão na área das notificações, que passam a usar como a sua homepage, a nova aplicação Notify vai incidir precisamente aí, com alertas sobre notícias acabadas de chegar, que podem então abrir com um toque.

Entre os grandes meios que aderem a esta parceria são já mencionados  The New York TimesWashington PostCNN, a revista alemã Spiegel, a National Geographic, Vogue e CBS, além de outros.

Mas um artigo muito recente, publicado na Fortune, põe a questão de saber quem ganha nesta aproximação, em termos de receitas, se o Facebook ou os grandes meios interessados. O título usado pelo autor, Mathew Ingram, é revelador:  “Come into the Parlor, Said the Spider to the Fly”  (Entra na sala de visitas, disse a aranha à mosca)...

Noutra notícia, da VOA News, Sheryl Sandberg (Chefe de Operações do Facebook) afirma:  “A médio ou longo prazo, eu acredito que não estamos a competir entre Facebook e Instagram. Estamos a competir com outras formas de Media.”

Mais informação na VOA News.