Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Media

“Guardian” aposta no digital para conquistar leitores

O jornal britânico “Guardian” anunciou que está a desenvolver um novo plano de negócio, que dá prioridade às doações dos leitores, em detrimento do modelo publicitário. Por ocasião da apresentação dos resultados financeiros anuais, “The Guardian” explicou que a nova estratégia passa pela aposta nos produtos digitais, que deverão conquistar audiências, e adequar-se aos interesses e hábitos de leitura dos cidadãos. Além disso, o jornal britânico irá dedicar-se à análise aprofundada de dados estatísticos, como forma de analisar as tendências de leitura, e estabelecer uma relação mais próxima com os seus leitores. Acima de tudo, o título quer assegurar “jornalismo de qualidade”. De acordo com o CEO Guardian Media Group, Keith Underwood, esta nova aposta foi possibilitada pela anterior reestruturação do negócio, que permitirá ao jornal “investir no nosso jornalismo e em recursos que irão aprofundar o relacionamento com os leitores e gerar receita para os leitores em todo o mundo". Já o presidente do Grupo, Neil Berkett, afirmou que “apesar dos desafios estruturais e dos efeitos significativos da pandemia, o foco de longo prazo em aumentar a receita sustentável de leitores digitais, remodelar a organização e manter a disciplina financeira tornou possível alcançar muito bons resultados”. "Focámo-nos no investimento em jornalismo de qualidade e nos nossos recursos digitais, o que significa que estamos bem posicionados para crescer e para cumprir a nossa missão”. O “Guardian” conta, actualmente, com 961 mil assinantes.
Julho 21
Partilhar:

Outras

Media

Proliferação de “sites” noticiosos gerados por IA preocupa Justiça

O tribunal de Paris ordenou o bloqueio do site News.DayFr, acusado de plagiar artigos de cerca de 40 meios de comunicação franceses e de os reproduzir com o auxílio de inteligência artificial...

Ler mais
Media

Estudo do Reuters Institute aponta transparência como regra para aumentar a confiança do público 

O Reuters Institute apresenta num artigo a ideia de que a confiança nas notícias continua em declínio. De acordo com o Digital News Report mais recente, apenas 40% das pessoas inquiridas em 47...

Ler mais
Media

A “soberania do grotesco” enquanto estratégia de comunicação mediática

Carlos Castilho, no seu mais recente artigo para o Observatório de Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, analisa o uso crescente do “grotesco em matéria de manipulação de informações com fins...

Ler mais

+ Media

Media

Líderes da “CNN”, “BBC” e “The Economist” debatem o futuro

Na terceira edição da cimeira Sir Harry Summit, em Londres, os directores executivos da CNN, BBC News e The Economist reuniram-se para debater a forma como os meios de comunicação tradicionais...

Ler mais
Media

ERC publica estudo sobre protecção de crianças e jovens nos “media” 

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) publicou o estudo “Crianças e Jovens nos Media em 2023 e 2024”, que analisa a intervenção do regulador sobre a protecção de menores...

Ler mais
Media

Sobressalto na liberdade de imprensa em Macau

Após a detenção de duas jornalistas do jornal online All About Macau, o Gabinete de Comunicação Social do Governo de Macau justificou à Agência Lusa a exclusão da imprensa online e de...

Ler mais
Media

José Rodrigues dos Santos afastado da noite eleitoral da “RTP”

O jornalista José Rodrigues dos Santos, um dos mais conhecidos pivots da informação televisiva, foi excluído da noite eleitoral da RTP, sendo substituído pelos jornalistas Carlos Daniel, Ana...

Ler mais
Media

Nicolau Santos defende mudanças na “RTP3”

Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...

Ler mais
Media

Aplicação interactiva inova nos “media” em Montenegro

O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos