Formato “podcast” ganha audiência nos EUA com notícias locais
Os “podcasts” são um produto em crescimento, com uma oferta cada vez mais diversificada, e com uma audiência alargada. Estes programas vão desde histórias de ficção, até “sketches” de comédia, contando, também, com uma grande variedade de boletins informativos.
Nos Estados Unidos, a NPR (National Public Radio) é uma das principais “vozes” da informação em formato de “podcast” e, ao mesmo tempo, uma das empresas mais inovadoras.
Isto porque, além de oferecer conteúdos sobre os principais temas da actualidade norte-americana, a NPR foi pioneira na introdução de geolocalização, para dar notícias locais aos seus ouvintes.
Agora, os seguidores do “podcast”, que se encontrem numa de dez cidades -- Boston, New York, Philadelphia, Washington, D.C., Chicago, Minneapolis/St. Paul, Dallas, Los Angeles, San Francisco, e Portland -- receberão um alerta com as notícias locais, cortesia das estações membro da NPR.
Setembro 20
Num comunicado de imprensa, a NPR considerou que a tecnologia de localização é "uma novidade não só para a rádio pública mas para a indústria do ‘podcast’ como um todo".
Aquela rádio tem vindo a trabalhar para criar um “podcast” com notícias locais desde o final de 2019. O confinamento interrompeu o processo de planeamento, mas os produtores consideraram que o contexto de pandemia criava uma oportunidade única para lançar um novo produto, com histórias feitas à medida de cada consumidor.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Num artigo publicado no Pressgazette, Charlotte Tobitt aborda a mudança da Meta (proprietária do Facebook) em relação às notícias e a possibilidade de os editores lucrarem através de...
Uma caraterística menos conhecida da aplicação Google News é a capacidade de mostrar cópias digitais de revistas, mas a empresa vai retirar esta opção em dezembro. A informação foi...
A guerra entre Israel e Gaza tem afectado gravemente os jornalistas desde o dia 7 de outubro. A Comissão de Protecção de Jornalistas (CPJ) está a investigar todos os relatos sobre profissionais...
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) expressa grande preocupação com a segurança dos jornalistas durante o conflito entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza. A FIJ mantém...
A guerra entre Israel e o Hamas tem verificado condições perfeitas para a proliferação de desinformação online, com as redes sociais repletas de vídeos e imagens fora de contexto, que os...
A reportagem sobre violência armada afecta todos os jornalistas e há muitas pressões específicas sobre os profissionais que cobrem tiroteios em massa e a violência quotidiana que envolve arma,...