“El País” conquista subscritores e aposta em novos formatos
O jornal “El País” tornou-se um verdadeiro caso de sucesso no âmbito dos novos modelos de subscrição, ao ter conquistado 100 mil assinantes digitais em apenas um ano, e em contexto de pandemia, notou o “site” da “World Association of News Publishers” (Wan-Infra).
Segundo recordou a Wan-Infra, o “El País” tinha planos para introduzir a sua “paywall” em Março de 2020. Esta estratégia foi, contudo, adiada em alguns meses, já que a publicação não quis cobrar por informação relativa à pandemia.
Assim, o jornal substituiu a “paywall”, por uma “parede de registo”, pedindo aos leitores que introduzissem os seus contactos e alguns dados pessoais.
Com isto, durante os meses de Março e Abril, o “El País” conseguiu criar uma nova narrativa sobre o seu próprio serviço informativo.
"Informámos os leitores de que a introdução do novo modelo tinha sido adiada, mas que ainda podiam subscrever e começar a pagar pelo conteúdo. Desta forma, no final de Abril, já tínhamos conquistado vários assinantes”, disse Borja Echevarría, editor-executivo do “El País”.
Além disso, durante este período, o jornal espanhol teve um alcance histórico, ao registar mil milhões de visualizações de página em Abril de 2020.
“Tivemos uma enorme exposição nos primeiros meses de pandemia. As pessoas estavam em casa e estavam viciadas em notícias. Demos prioridade aos nossos leitores, e isso teve consequências positivas”, acrescentou Echevarría.
Da mesma forma, Echevarría garantiu que a “parede de registos” foi essencial para o rápido crescimento do número de subscritores.
Julho 21
"Neste momento, estamos muito perto dos 3,7 milhões de utilizadores registados. Como sabemos, o registo é um bom indicador de que os leitores irão passar a subscritores. Aliás, cerca de 80 por cento dos nossos assinantes começaram por se registarem”, afirmou.
Agora, o “El País” está próximo dos 110 mil subscritores, e planeia introduzir novas opções de “paywall”, como forma de alargar a sua audiência.
Além disso, o jornal quer continuar a satisfazer as necessidades dos seus leitores, pelo que equaciona lançar novos tipos de conteúdo, como os “podcasts” e as “newsletters”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...