Afonso Camões troca direcção do “JN” por conteúdos da Global Media
O jornalista Afonso Camões deixa de ser o director do Jornal de Notícias - cargo que ocupava desde Dezembro de 2014 - para assumir as funções de director-geral de Conteúdos do Global Media Group (detentor do JN, do DN e da TSF). O até agora director executivo do JN, Domingos de Andrade, foi convidado para o substituir. A notícia é publicada, na forma de comunicado do GMG, na página do Facebook do próprio Afonso Camões.
Segundo o comunicado, que aqui citamos do DN, o agora director-geral de Conteúdos terá a responsabilidade “de coordenar e acompanhar a gestão do portfolio editorial do Grupo e a relação entre as diferentes marcas”. A Afonso Camões caberá ainda “participar da definição da estratégia e o controlo do desempenho dos produtos, com o objectivo de partilhar o processo de tomada de decisão da Administração, bem como assegurar a implementação das medidas definidas relativamente às áreas editoriais do Grupo”.
Setembro 18
Ainda nos termos do mesmo comunicado, por proposta de Afonso Camões, “o Conselho de Administração pretende também designar o jornalista e actual Diretor Executivo do Jornal de Noticias, Domingos de Andrade, como Diretor Editorial do mesmo título, aguardando para tal o respectivo parecer do Conselho de Redação”.
“Afonso Camões foi presidente da Agência Lusa e administrador da Controlinveste Media, período em que assumiu também uma vice-presidência da Associação Portuguesa de Imprensa. Tendo iniciado a carreira no Jornal do Fundão e em O Primeiro de Janeiro, foi um dos jornalistas fundadores do Semanário, no princípio dos anos 80. Antes de ter dinamizado a criação da rede Expresso, foi director de Comunicação Social e administrador da Teledifusão de Macau (TDM), integrou o Grupo de Trabalho para a TV por Cabo e foi ainda director da revista Macau.”
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...