Jornalistas da Sábado solidários com colegas gráficos despedidos
Mais de 20 jornalistas da revista Sábado manifestaram a sua solidariedade com os 12 colegas do departamento gráfico da Medialivre que estão a ser despedidos, nomeadamente os cinco paginadores da revista. A posição foi divulgada pelo Conselho de Redacção, num comunicado.
No documento, os jornalistas reafirmam “o seu respeito e apreço pelo trabalho e profissionalismo” demonstrados pelos paginadores na revista ao longo de vários anos. E dizem encarar “com muita perplexidade o facto de todo o departamento gráfico da revista ter sido despedido de um dia para o outro”.
A redacção critica a forma como o processo foi conduzido: sem transição de pasta, sem articulação prévia com as editorias e sem que fosse concedida aos profissionais a possibilidade de se adaptarem a outras funções, em linha com as transformações da imprensa.
Para os jornalistas, o despedimento representa a “continuação do desinvestimento na qualidade da revista”, que se soma ao despedimento colectivo de fotojornalistas no ano anterior.
A Medialivre, proprietária do Correio da Manhã e do Jornal de Negócios, confirmou que vai reduzir a equipa do departamento gráfico da imprensa, em resultado do aumento da automatização.
Segundo fonte oficial da empresa, a evolução do mercado da comunicação social, com a diminuição do consumo de imprensa e o crescente consumo no digital, exige “evolução tecnológica” e a “transformação dos processos de produção dos media” para manter a competitividade.
Neste contexto, está em curso uma adequação da estrutura de recursos humanos, que prevê a redução da equipa do departamento gráfico da imprensa em função dos níveis crescentes de automatização, da integração de funções e das actuais necessidades operacionais. A empresa não adiantou números.
(Créditos da imagem: Revista Sábado)