A Paramount anunciou a compra do site de jornalismo digital “The Free Press”, fundado por Bari Weiss como alternativa aos meios de comunicação tradicionais, num negócio avaliado em cerca de 150 milhões de dólares (aproximadamente 128 milhões de euros) em dinheiro e acções. A transacção inclui a nomeação de Weiss como directora editorial da CBS News

Fundado em 2021, após a saída de Weiss do New York Times, onde trabalhava na secção de opinião, o “The Free Press” destacou-se como uma plataforma independente, crítica em relação à falta de diversidade de pensamento nos grandes meios de comunicação. O site foi criado por Bari Weiss, em conjunto com a sua esposa, Nellie Bowles, e a irmã, Suzy Weiss, e conta, actualmente, com mais de 50 colaboradores e cerca de 1,5 milhões de assinantes, entre gratuitos e pagos. 

A integração do “The Free Press” na Paramount representa um reforço estratégico da CBS News e uma tentativa de renovar a imagem do canal, buscando recuperar credibilidade junto de um público cada vez mais polarizado, noticiou o New York Times. David Ellison, director executivo da Paramount, descreveu Weiss como “uma defensora do jornalismo independente e de princípios”, afirmando que a sua visão ajudará a “revitalizar a CBS News”. 

Em comunicado aos leitores, Bari Weiss declarou que a parceria permitirá ao “The Free Press” “ajudar a moldar o futuro da CBS News” e preservar valores fundamentais do jornalismo americano, como a independência, o rigor e o pluralismo. 

(Créditos da imagem: Unsplash)