“The Banner”, um site original em expansão

O The Banner, site de notícias sem fins lucrativos fundado há três anos no estado americano de Maryland, e vencedor de um Prémio Pulitzer este ano, iniciou a sua expansão para fora de Baltimore, estabelecendo uma nova redacção no Condado de Montgomery, o mais populoso do estado.
A expansão surge após a mudança de nome e domínio do site — de thebaltimorebanner.com para thebanner.com — para reflectir uma cobertura mais ampla em Maryland. O director-geral, Bob Cohn, explicou em comunicado que, ao analisarem comunidades mais distantes do centro, perceberam uma “verdadeira ânsia pela cobertura noticiosa local ao estilo Banner, mas o público ficou confuso com a palavra ‘Baltimore’ no nome. Assim, nestas novas regiões, vamos aparecer como The Banner.”
A nova equipa em Montgomery contará com nove jornalistas, liderados por Zuri Berry, ex-editora de estratégia digital do The Banner. Sete desses profissionais foram agora contratados. Com cerca de 69 mil assinantes pagos espalhados pelos 23 condados de Maryland e pela cidade de Baltimore, o The Banner ainda não é rentável, mas continua a crescer, sendo já a maior redacção do estado, com 145 colaboradores, incluindo 95 jornalistas.
Para ampliar o alcance da sua cobertura, o The Banner firmou novas parcerias com a NBC4 Washington e a Telemundo 44, cujos programas contarão com a participação de repórteres da organização. Estas juntam-se às colaborações já existentes com a WJZ e a WYPR em Baltimore.
Apesar de ainda não anunciar novas expansões, o The Banner afirma estar a “explorar novas oportunidades de crescimento” e espera que o lançamento no Condado de Montgomery fortaleça os pilares assentes em subscrições, publicidade e filantropia.
(Créditos da imagem: imagem retirada do site do Washington Post - Michael S. Williamson/The Washington Post)